Nesta segunda
Começa a vacinação contra a poliomielite e multivacinação
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Começa nesta segunda-feira, 5/10, e segue até 30 de outubro mais uma Campanha Nacional de Multivacinação, com foco na atualização das cadernetas infantis, especialmente para a prevenção da poliomielite. O dia de mobilização nacional, chamado de "Dia D" acontece em 17 de outubro.
Em relação a vacinação contra a poliomielite, será ofertada dose extra para crianças acima de 1 ano a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e atualização da caderneta vacinal para crianças a adolescentes menores de 15 anos que não tenham sido imunizados ou estejam com os esquemas incompletos de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.
Diante do cenário do novo coronavírus, destaca-se a necessidade de vacinar o maior número possível de crianças e adolescentes, adotando-se todas as medidas de proteção amplamente divulgadas, para diminuir o risco de contágio da doença.
Luta contra a pólio
A pólio é uma doença infecto-contagiosa de origem viral, caracterizada por quadro de paralisia flácida de início súbito, principalmente nos membros inferiores. Sua transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pelas vias fecal-oral ou oral-oral (através de gotículas ao falar, tossir ou espirrar). Não existe tratamento específico e todas as vítimas de contágio devem ser hospitalizadas, fazendo tratamento de suporte.
O Brasil não detecta casos desde 1990 e em 1994 recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) a Certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem do seu território, juntamente com os demais países das Américas e vem envidando esforços para atingir a meta dos indicadores preconizados pelo Ministério da Saúde para manutenção do país livre da doença.
No entanto, as coberturas vacinais municipais ainda são heterogêneas, podendo levar a formação de bolsões de pessoas não vacinadas, possibilitando a reintrodução do poliovírus. Dessa forma, a realização da Campanha se justifica para reduzir os bolsões de não vacinados e proteger a população contra a doença.
Atenção
Pais e responsáveis são fundamentais no processo de controle da doença e devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças e adolescentes, levando a caderneta de vacinação para vacinação/avaliação e registro.
UNIDADES DE SAÚDE COM SALA DE VACINAS EM CACHOEIRA
style="width: 50%;" data-filename="retriever">
Deixe seu comentário