CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Tempo

Defesa Civil emite alerta de chuva intensa


A Defesa Civil de Cachoeira do Sul emitiu um alerta em função do Aviso Hidrometeorológico – 212 emitido pela Sala de Situação Sema/RS com possibilidade de chuva intensa com risco de transtornos em parte do Estado em decorrência de um ciclone extratropical.

O órgão informou que, em razão do alerta no estado, colocou suas equipes em nível 4 de Operação, acionou todas as secretarias Municipais para estarem aptas a atuarem em caso de emergência ou ocorrência no Município. O 3° Batalhão de Engenharia e Combate, 13 ° Grupo de Artilharia de Campanha, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Estadual e 2° Batalhão Ambiental, também monitoram a evolução do evento para agir em caso de necessidade.

O monitoramento realizado entre a Defesa Civil Municipal e Estadual é diário.

Riscos, medidas preventivas e ações de resposta:

Inundação: os altos volumes pluviométricos podem causar elevação do nível de rios e arroios, atingindo residências, estradas e pontes. O nível do Rio Jacuí está em média com 15,45 m (2,55m abaixo do nível normal). Em caso de observação de elevação do nível de rio e arroio organizar os materiais para remoção, documentos, roupas móveis e utensílios, e acionar auxílio; em caso de pontes ou estradas inundadas não atravessar, buscar outro caminho que seja seguro e informar a Defesa Civil.

Enxurrada: chuva intensa em um curto período pode causar colapso na drenagem pluvial e a água invadir pátios, residências e ruas bem como entupir calhas causando infiltrações. População deve em período seco antes da ocorrência do evento revisar bueiros internos e externos e calhas a fim de realizar limpeza preventiva. Caso o evento ocorra, evitar subir em telhado com chuva ou úmido para evitar quedas, desligar o disjuntor de luz, evitar o contato com a água e acionar auxílio.

Solapamento de margem / Movimentação De Massa: em caso de movimentação de terra próximo a residências localizadas em margens de rios e arroio ou em encostas evacuar imediatamente a residência e solicitar auxílio.

Risco de queda de árvores: chuvas intensas podem ser seguidas de vento e isto pode ocasionar a queda de árvores e galhos, evite permanecer ou estacionar veículos sob árvores de grande porte, em caso de ocorrência solicite auxílio, em queda sobre residências desligue o disjuntor da luz e evacue a residência.

Queda de rede elétrica, cabos ou postes: não se aproxime, se possível sinalize o local, avise os órgãos de segurança, e comunique imediatamente a prestadora de serviço se possível com o código de cliente. Celetro: (51) 3722 0900 – RGE: 0800 970 09 00

Destelhamento de residências ou colapso de edificações: evacue o imóvel imediatamente e busque abrigo em local seguro, se possível desligue o disjuntor de luz e feche o registro de água.

Em caso de emergência

Defesa Civil: (51) 995358310 – Fone/WhatsApp – se possível enviar WhatsApp com nome completo, endereço, localização e imagens da ocorrência; Corpo de Bombeiros: 193; Samu: 192; Celetro: (51) 3722 0900 e RGE: 0800 970 09 00

A condição hidrológica nos principais rios do estado é de níveis normais. Em virtude da previsão de precipitações volumosas no oeste, centro e leste do estado, ocorrerão respostas hidrológicas nessas regiões, com elevações significativas em córregos, arroios, rios de menor ordem e nos rios principais. Enxurradas podem ocorrer nos trechos de rio de menor ordem e onde as chuvas apresentarem maior intensidade (volume elevado em um curto espaço de tempo). Assim é indicada a condição de alerta para as bacias do Ibicuí, Quaraí, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Jacuí, Caí, Sinos, Gravataí, Litoral Médio, Tramandaí e Mampitub.

Disponível lista de nomes dos candidatos aptos ao Conselho Tutelar Anterior

Disponível lista de nomes dos candidatos aptos ao Conselho Tutelar

Samu participa de treinamento promovido pelos Bombeiros Próximo

Samu participa de treinamento promovido pelos Bombeiros

Deixe seu comentário