CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Descarte correto

Descarte de lâmpadas pode ser feito no Sindilojas

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Uma parceria entre o Sindicato do Comércio Varejista de Cachoeira do Sul (Sindilojas) e a Secretaria de Meio Ambiente permite que a comunidade faça a entrega de lâmpadas queimadas ou inutilizadas. Inicialmente, a entidade recebia apenas material de associados. Mas, diante da necessidade de existir um local permanentemente aberto para descarte do restante da comunidade, o Sindilojas firmou a parceria com o Município.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Geraldo Fogliarini, a empresa que faz recolhimento e a destinação final tem um cronograma de busca mensal do material, não deixando lâmpadas acumuladas por muito tempo. A primeira remessa com cerca de 100 quilos de lâmpadas de descarte recebida pelo Sindilojas de Cachoeira do Sul já teve destino correto e não corre risco de poluir o meio ambiente.

Descartar lâmpadas usadas incorretamente pode ser muito nocivo para a saúde humana. Isso porque, apesar da praticidade, durabilidade e economia da lâmpada fluorescente, por exemplo, no interior dela existe um componente químico muito perigoso à saúde: o mercúrio, metal pesado e tóxico.

Ao romper-se, uma lâmpada fluorescente emite vapores de mercúrio que são absorvidos pelos organismos vivos, contaminando-os. Se forem lançadas em locais inadequados, as lâmpadas contaminam o solo e, mais tarde, os cursos d'água, chegando à cadeia alimentar. O mercúrio é um metal que, uma vez no organismo, ele permanecerá para sempre.


Mais de 1,5 cavalarianos deverão desfilar em Cachoeira Anterior

Mais de 1,5 cavalarianos deverão desfilar em Cachoeira

Aneel propõe tornar obrigatório Pix como opção para conta de luz Próximo

Aneel propõe tornar obrigatório Pix como opção para conta de luz

Deixe seu comentário