CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Ponte do Fandango

Dnit lança licitação da ponte do Fandango

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) publicou na edição de terça-feira, 29/9, do Diário Oficial da União o edital de licitação para reforma da estrutura de concreto da Ponte do Fandango, na BR-153, em Cachoeira do Sul. 

Trata-se do RDC eletrônico de número 325/2023, assinado pelo superintendente regional do Dnit, Hiratan Ribeiro da Silva, que traz um alento sobre a situação da ponte, que está desde outubro de 2021, com restrição de tráfego de veículos, desde que foi constatada uma fissura em um dos vãos de concreto da travessia. 

O processo aberto pelo Dnit estabelece que o objetivo é a contratação de uma empresa para elaboração dos estudos, projeto básico, execução de engenharia, de obras de reabilitação dos viadutos de acesso e passarela da Ponte do Fandango. A abertura das propostas das empresas interessadas na obra está prevista para o dia 21/9, às 14h. 

Ao contrário de outros editais de licitação, que estabelecia contratação de empresas para cada item de uma obra, desta vez, o Dnit alterou o processo. Pelo edital, somente uma empresa ficará encarregada do projeto da reforma da Ponte do Fandango. O que não ficou definido é questão de prazos a serem cumpridos. O Dnit, no entanto, deverá definir esta questão a partir do recebimento das propostas. 

O senador Luis Carlos Heinze (PP/RS) chegou a antecipar a informação no último dia 3. “Foram reuniões e muitos agentes políticos trabalhando para chegar até esta fase. Fico feliz que o diretor-geral, Fabrício Galvão, tenha cumprido a sua palavra e publicado o edital ainda em agosto. Trata-se de uma boa notícia para Cachoeira do Sul e região que vinha sofrendo com a interdição parcial da ponte”, ressaltou o senador. 

Heinze, que atuou para eliminar os entraves, inclusive em tratativas com o Tribunal de Contas da União (TCU), afirma que irá monitorar o andamento do projeto. “Vencemos a primeira batalha. Agora nossas ações se concentram até vermos a obra finalizada”, ressaltou Heinze 

Demanda antiga 

A Ponte do Fandango em Cachoeira do Sul existe desde 1960 e, deste então, somente o vão central – metálico – sobre o Rio Jacuí recebeu restauro, em um investimento de cerca de R$ 10 milhões. A parte de concreto, onde foi localizada a rachadura no final de outubro de 2021, carece de manutenção há muitos anos. 

Durante a obra, que deverá ficar para 2024, não existe por enquanto nenhuma definição quanto a interrupção da passagem de veículos. Tudo vai depender do projeto de reforma da estrutura de concreto a ser apresentado e ter a aprovação do Dnit. 

De acordo com o superintendente do Dnit, toda a estrutura de concreto será substituída. Já a metálica existente sobre o Rio Jacuí não sofrerá reparos. “Será uma ponte nova no mesmo local”, observou acrescentando que a parte de concreto será desmanchada, serão reforçadas as fundações, os pilares e as vigas serão trocadas. “Então vamos conviver até dois anos em obras, mas alternando o trânsito”, destacou. 

A reforma da estrutura de concreto da Ponte do Fandango é uma reivindicação cobrada há quase dois anos. A travessia é a principal ligação entre as BR-153 e 290, além do acesso à ERS-287. Devido à restrição de veículos pesados na ponte, existe um serviço de balsa que faz a travessia entre a Praia Nova e Rua Moron. 

Antes da decisão do Dnit de implantar o sistema Pare/Siga, neste mês, a ponte estava liberada para passagem de veículos de até 24 toneladas. O órgão informa que um laudo apontou restrições no trânsito e, por questões de segurança, foram tomadas precauções. Atualmente, só é permitido o tráfego de veículos de até 18 toneladas. 

A comunidade da região espera uma solução para a tão aguardada reforma de sua estrutura de concreto da Ponte do Fandango desde outubro de 2021, quando foi constada uma rachadura em dos vãos e o trânsito chegou a ser interrompido. 


Secretaria de Obras conclui calçamentos de ruas Anterior

Secretaria de Obras conclui calçamentos de ruas

CRAS Zona Norte abre inscrições para projeto de futebol Próximo

CRAS Zona Norte abre inscrições para projeto de futebol

Deixe seu comentário