CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Departamento de Vigilância em Saúde

DVS emite alerta para Doença Diarreica Aguda em Cachoeira

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O Setor de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) Municipal, emitiu um alerta nesta sexta-feira, 22/7, para ocorrência de atendimentos acima do padrão esperado nos estabelecimentos de saúde de casos de Doença Diarreica Aguda (DDA) de provável etiologia viral.

Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, as DDAs são doenças gastrointestinais que têm como principal sintoma a diarreia. O aumento do número de evacuações pode, ou não, estar acompanhado de dor abdominal, náusea, vômito e febre. De maneira geral, os causadores envolvem uma ampla gama de micro-organismos patogênicos ou agentes não infecciosos.

Dentre estes destaca-se o Norovírus, que por sua alta infectividade, mundialmente provoca 685 milhões de casos/ano de gastrenterite aguda - 200 milhões entre crianças-, estando frequentemente associado a surtos em hospitais e outras instituições de saúde. A infecção por Norovírus é caracterizada por diarreia, vômito, febre, dor de cabeça e dor de estômago. Desidratação e desequilíbrio eletrolítico são possíveis complicações. A gastroenterite se desenvolve de 12 a 48 horas após a exposição e a total recuperação geralmente ocorre entre um e três dias.

A forma mais comum de transmissão do Norovírus é de pessoa-pessoa seja de forma direta ou através de intermediários, quando as fezes ou o vômito contaminados com o patógeno contaminam a água ou alimentos. Ainda, superfícies também contribuem para a propagação do patógeno, quando contaminadas com partículas virais oriundas de respingos de êmese, fezes ou por partículas virais em aerossol.

A ocorrência de casos e surtos de DDA de etiologia viral é comum durante o ano todo e normalmente são identificados em estabelecimentos de ensino e outros. A vigilância de DDA tem como foco o monitoramento da ocorrência de casos de diarreia, com o objetivo identificar as possíveis causas deste aumento que podem estar relacionados a uma mesma origem podendo ser classificado como um surto. O levantamento do número de casos no município está sendo concluído, alguns surtos estão em investigação.


Iniciadas as atividades do Castramóvel Anterior

Iniciadas as atividades do Castramóvel

Cachoeira vacinará crianças de três e quatro anos Próximo

Cachoeira vacinará crianças de três e quatro anos

Deixe seu comentário