Banco Central
Liberada a consulta de saldo de dinheiro 'esquecido'
Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O Banco Central liberou na segunda-feira, 7/3, a consulta ao saldo de "contas esquecidas" em bancos e instituições financeiras. Esta fase para a consulta dos valores vai até esta sexta-feira, 11/3.
Nesta primeira etapa, somente pessoas que nasceram antes de 1968 ou que criaram empresas anteriormente a esse ano vão poder conferir o saldo disponível para resgate. Ou seja, pessoas e empresas com mais de 53 anos.
Através do site do Sistema Valores a Receber, é possível saber o montante "esquecido" e solicitar a transferência para uma conta ativa. O Banco Central não informou o valor a ser transferido por CPF e por CNPJ, portanto, não há uma média precisa acerca dos valores que cada pessoa e empresa tem a receber.
É considerado dinheiro "esquecido" valores que estavam em contas correntes ou poupança encerradas com saldo disponível; tarifas cobradas indevidamente, desde que previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC; parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC; cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários de cooperativas de crédito; e, recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados.
O dinheiro ficará disponível mesmo nos casos em que o resgate não tenha sido solicitado. E ainda que o usuário não consulte os valores ou peça transferência, isso não afeta o seu direito sobre os recursos a receber. De acordo com o Banco Central, a quantia permanecerá guardada pela instituição financeira em que se encontra até a solicitação do resgate.
Deixe seu comentário