52ª Semana de Cachoeira
Museu Edyr Lima comemora 43 anos
Dentro das programações da 52ª Semana de Cachoeira, a Prefeitura, através do Núcleo de Cultura, ocorreu na manhã da quarta-feira, 15/12, a comemoração dos 43 anos do Museu Edyr Lima com inauguração da Hoploteca e reinauguração do Gabinete do Intendente.
O evento foi prestigiado pela Diretora do Núcleo da Cultura, Clarisse Almeida, pela Diretora do Museu, Gisele Wommer, pela presidente da Amicus, Marisa Timm Sari, secretários e servidores municipais, e pessoas ligadas à cultura cachoeirense.
Hoploteca
A coleção de armas composta por 34 armas de fogo. Na inauguração, estavam expostas 8 armas de cano curto e 5 de cano longo, que não podem ser fotografadas, além de espadas e adagas do período Imperial, armas indígenas e armas brancas.
As primeiras armas da coleção foram doadas pelo patrono Edyr Lima, em 1978, ano da fundação do Museu. A segunda parte do acervo integrava a coleção do cachoeirense Orlando Kerber e foi repassada ao Museu em 1996 pela Caixa Econômica Estadual, onde o armamento se encontrava exposto em Porto Alegre.
A Hoploteca ficou em exposição na antiga sede do Museu durante algum tempo e foi recolhida por falta de segurança. Por mais de 20 anos, o público não teve acesso ao acervo rico e raro. A nova exposição está disponível à legislação vigente para exposição de armas de fogo.
Já o Gabinete do Intendente, reinaugurado nesta quarta-feira, estava fechado há dois anos. Ele está reaberto à visitação após passar por reforma.
43 anos de história
Durante o evento de aniversário do Museu Edyr Lima, as responsáveis ??pelo espaço os números de 2021. Mesmo com a pandemia, o Museu atendeu 298 alunos em visitas mediadas e no "passeio cidade", realizou palestra para 169 alunos em escolas, auxiliou em 53 pesquisas, acessos 432 visitantes e alcançou 6.071 visualizações com as atividades virtuais.
Deixe seu comentário