CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

prejuízo

Palometas atacam peixes e assustam pescadores do Jacuí

O aparecimento de piranhas vermelhas, chamadas de palometas, na bacia do rio Jacuí está tirando a renda de pelo menos uma centena de pescadores que vivem da atividade. Além de Cachoeira do Sul, outros quatro municípios registraram a presença do peixe nas águas e ataques a outras espécies: Rio Pardo, Vale Verde, Bom Retiro do Sul e General Câmara.

O pescador Rodrigo Barbosa, de Cachoeira, conta que desde o início do ano os pescadores estão encontrando peixes atacados e que recentemente alguns se depararam com as palometas. "Hoje quando tiramos o espinhel, encontramos uma presa ali. Foi a primeira, mas os peixes atacados estão vindo há meses", conta.

Ele explica que no último mês a situação se agravou porque as palometas começaram a atacar os pintados, uma das espécies comercializadas pelos pescadores, acarretando perdas financeiras aos profissionais. "Teve um dia em que perdemos 1,5 quilo de pintado por conta dos ataques", diz ele.

De acordo com ele, a Colônia de Pescadores Z-13 está estudando medidas para identificar uma forma de enfrentar o problema.

De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), as piranhas estão distribuídas por uma extensão de 150km do Jacuí, mas por enquanto, não há relato de mordidas em banhistas. Elas são nativas da bacia do rio Uruguai e devem ter chegado ao Jacuí após uma mistura das águas das duas bacias, provavelmente na confluência dos rios Ibicuí e Vacacaí.

Campanha do Agasalho também recolherá doações de alimentos Anterior

Campanha do Agasalho também recolherá doações de alimentos

Cartórios migram para o online e 93% dos serviços já podem ser feitos pela internet Próximo

Cartórios migram para o online e 93% dos serviços já podem ser feitos pela internet

Deixe seu comentário