CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Economia

Pesquisa demonstra queda das condições de consumo das famílias gaúchas

A Fecomércio-RS realizou uma pesquisa para saber como anda o consumo das famílias gaúchas mais de quatro meses depois do começo do distanciamento social. Segundo o estudo, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de julho teve nova deterioração ao alcançar 69,7 pontos, queda de 5,1% frente ao mês passado e de 22,1% em relação ao mesmo período no ano passado. Desde março, mês em que se adotaram as primeiras medidas de distanciamento social, a perda acumulada foi de 29,8%.

Segundo a entidade, os dados relacionados ao consumo são os que têm mais impactado negativamente o ICF. O nível de consumo atual (61,1 pontos) está 36,9% abaixo do verificado no mesmo mês do ano passado. A perspectiva de consumir também se aprofundou em campo negativo, com 58,7 pontos, 39,6% abaixo de julho do ano passado, com mais da metade das famílias entrevistadas, de ambos os grupos de renda, projetando redução nas compras. 

De acordo com o o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, além de toda incerteza gerada pela pandemia em si, que não tem prazo para acabar, a preocupação acerca do emprego e da renda nos próximos meses deixa as famílias ainda mais cautelosas para consumir. "Embora a realidade no estado seja diferente conforme a região,esse cenário tende a acentuar a deterioração no mercado de trabalho, contribuindo para que a incerteza permaneça elevada e a confiança para consumir se mantenha retraída", afirma Bohn. 

Entregue primeira parte da construção do Ginásio do Bosque Anterior

Entregue primeira parte da construção do Ginásio do Bosque

Cachoeira do Sul celebra 200 anos de emancipação Próximo

Cachoeira do Sul celebra 200 anos de emancipação

Deixe seu comentário