Sistema
Pix começa a funcionar em operação limitada
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O PIX, novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, começou a funcionar nesta terça-feira, 3/11. Até o dia 15 de novembro, alguns clientes das 762 instituições aprovadas para ofertar o sistema poderão experimentar as primeiras transações. A fase de operação restrita contará com clientes selecionados pelas instituições, que terão acesso a todas as funcionalidades do Pix, entre elas a de iniciar pagamentos.
O objetivo do teste é realizar ajustes no sistema e detectar e corrigir eventuais problemas. Durante esta fase o serviço estará disponível de segunda a quarta, das 9h às 22h. Nas quintas ele começa a funcionar às 9h e para às 22h da sexta-feira, permitindo o teste durante a madrugada.
"O Pix só entra em plena operação em 16 de novembro", explica Carlos Eduardo Brandt, chefe adjunto no Departamento de Competição e Estrutura do Mercado Financeiro, do Banco Central (BC). "As instituições poderão executar todas as funcionalidades do Pix de forma gradual, com número reduzido de usuários, para que os clientes comecem a se familiarizar com a novidade", acrescenta. As transações na operação restrita serão válidas, ou seja, os recursos serão de fato movimentados entre os usuários.
Deixe seu comentário