CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Iluminação

Prefeitura e UFSM trabalham em novas propostas para programa de eficiência energética

A Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul e a Universidade Federal de Santa Maria estão trabalhando na elaboração de novos projetos para substituição de lâmpadas por luminárias led e instalação de sistemas fotovoltaicos. As propostas concorrerão em um novo Edital de Chamada Pública de Projetos (CPP) da CPFL, grupo do qual pertence a RGE, concessionária responsável pela iluminação na cidade. No novo Edital, Cachoeira concorrerá nas tipologias "Poder Público" e "Iluminação Pública".

Na categoria Poder Público, a proposta que está sendo construída contempla a substituição das lâmpadas fluorescentes das Escolas Municipais Getúlio Vargas, Baltazar de Bem e Dinah Neri Pereira por luminárias led tubular. Conforme levantamento feito pelo grupo responsável pela proposta, 547 lâmpadas deverão ser substituídas. A proposta quer englobar ainda a troca das lâmpadas (cerca de 52) de vapor metálico das quadras esportivas destas escolas por refletores de led e também a instalação de usinas fotovoltaicas nos colégios. O total de investimento desta proposta deverá ficar entre meio milhão e 1 milhão de reais.

Já na categoria Iluminação Pública, a proposta prevê o investimento de meio milhão a 1 milhão e 600 mil reais para a substituição de lâmpadas de vapor de sódio por luminárias led. 776 pontos já foram mapeados. A escolha dos pontos leva em consideração questões técnicas, de forma que a proposta busca contemplar locais onde existam lâmpadas que consomem mais e que, se substituídas, dariam um impacto de eficiência energética maior. Essa consideração na escolha das ruas que serão contempladas é importante para que a proposta seja selecionada dentro do Edital. "Nas áreas centrais da cidade, temos a prevalência de lâmpadas de 150, 250, 400W, enquanto nos bairros a maioria é de 70W. Temos que levar em consideração essa informação para que nossa proposta seja mais competitiva, ou seja, atenda o propósito da eficiência energética que é o foco da CPFL neste Edital", explica o engenheiro eletricista da Secretaria Municipal de Obras, Guilherme Schmidt, um dos responsáveis pela confecção das propostas. Ele destaca ainda que, por estar em fase de elaboração, o documento pode ser alterado, conforme os estudos e análises forem avançando.

Além do engenheiro, trabalham no projeto o Prof. Dr. Dion Lenon Prediger Feil (UFSM), o Prof. Dr. Paulo Cesar Vargas Luz (UFSM), a Prof. Dra. Laura Lisiane Callai dos Santos (UFSM), o Prof. Dr. Celso Becker Tischer (UFSM), a Prof. Dra. Cristiane Cauduro Gastaldini (UFSM), o Prof. Dr. Maicon Jaderson Silveira Ramos (UFRGS) e Lucas Alvarez Nogueira (aluno do curso de Engenharia Elétrica da UFSM e estagiário da Prefeitura). O grupo se reúne semanalmente, de forma remota, sempre às sextas-feiras.

Cronograma do Processo de Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética 2020

- 28 de agosto: prazo final para submissão das propostas;

- 16 de outubro: primeira publicação dos resultados;

- 23 de outubro: prazo final para recursos;

- 11 de novembro: divulgação final das propostas selecionadas;

- 11 de dezembro: prazo para oficialização dos contratos com a CPFL.

Após 79 anos, Estação Rodoviária pode encerrar as atividades em Cachoeira Anterior

Após 79 anos, Estação Rodoviária pode encerrar as atividades em Cachoeira

Comunidades rurais vão receber 100 cisternas Próximo

Comunidades rurais vão receber 100 cisternas

Deixe seu comentário