CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

No RS

Prorrogada vacinação contra a pólio

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES) prorrogou até dia 22 de outubro a campanha de vacinação contra a poliomielite para crianças menores de cinco anos de idade. A decisão vale também para a multivacinação de atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

A decisão foi tomada em razão da baixa adesão da população. O Rio Grande do Sul registrou, até dia 28 de setembro um índice de cobertura vacinal de apenas 60,48%, o que representa cerca de 335 mil crianças entre um e quatro anos. A meta da campanha é atingir 95% do público, estimado em 554 mil crianças nessa faixa etária.

Segundo dados do Setor de Imunizações do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), em Cachoeira do Sul a vacinação contra a poliomielite havia alcançado até esta quarta-feira, 28/9, 2 454 das 3 884 crianças até cinco anos de idade. Este número representa 63,18% da meta.

São oferecidos imunizantes para todos os públicos, de acordo com o esquema vacinal de cada paciente. A 4ª dose da covid-19 é para usuários a partir dos 40 anos, respeitando o intervalo mínimo de quatro meses a partir do primeiro reforço - terceira dose.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alegou que todas as nove unidades de saúde da rede municipal estão aptas a distribuir doses contra a pólio, calendário de rotina, contra a gripe e/ou covid-19. A vacinação ocorre nas Salas de Vacina da Equipe de Atenção Primária (EAP) Centro Social Urbano; EAP Marina; Estratégia de Saúde da Família (ESF) Promorar; ESF Carvalho; ESF Noêmia; ESF Barcelos; ESF Tupinambá; ESF Ponche Verde. Os imunizantes são aplicados das 7h15min às 11h45min e das 13h às 15h30min.

EAP Central

A vacinação na EAP Central (US1/INSS) ocorre todos os dias das 7h às 19h sem fechar ao meio-dia. No entanto, na próxima segunda-feira, 3/10, a sala de vacinas da não irá operar pela manhã. Neste turno, conforme cronograma previamente definido, a equipe estará envolvida com a movimentação de estoque dos imunizantes, em conjunto com o Departamento de Vigilância em Saúde (DVS). O serviço, entretanto, será retomado a partir do meio-dia, seguindo as atividades até às 19h.

Esquema da campanha

Crianças com menos de 1 ano de idade devem fazer a vacina somente se estiverem com atraso. Crianças entre 1 e 4 anos devem fazer a vacina da pólio (gotinha) e outras que estejam atrasadas. Já crianças dos cinco anos até adolescentes de 14 anos só devem ser vacinados se estiverem com alguma vacina atrasada.

Multivacinação

Para a campanha de multivacinação, as vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (vacina inativada poliomielite), VRH (vacina rotavírus humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (vacina oral poliomielite), febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (papilomavírus humano).

Aos adolescentes, estarão disponíveis as vacinas HPV, dT (dupla adulto), febre amarela, tríplice viral, hepatite B, dTpa e meningocócica ACWY (conjugada).

As campanhas de vacinação podem coincidir com a imunização contra a covid-19 em andamento, de acordo com o calendário do esquema da criança ou adolescente. As vacinas covid-19 podem ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional na população a partir de três anos de idade.


Ponte do Capanézinho tem trânsito em meia pista até sábado Anterior

Ponte do Capanézinho tem trânsito em meia pista até sábado

Feira do Livro iniciará na próxima sexta-feira Próximo

Feira do Livro iniciará na próxima sexta-feira

Deixe seu comentário