Pandemia
Saúde vai capacitar voluntários para vacinação da Covid-19
A Secretaria Municipal da Saúde fará neste sábado, 16/1, uma capacitação para 50 voluntários que atuarão na vacinação contra a Covid-19 em Cachoeira do Sul. A capacitação acontecerá no Hospital da Liga, com uma turma de 25 voluntários às 14h e outra, também de 25, às 16h. Todos os voluntários são alunos do curso de Enfermagem da Ulbra Cachoeira do Sul e do curso técnico em Enfermagem da Escola HCB. Outros 50 voluntários estão inscritos para colaborarem na vacinação e deverão ser capacitados nos próximos dias. "Somos extremamente gratos pela disponibilidade da Ulbra e da Escola HCB em participar com seus alunos desse momento importante", enfatizou o secretário municipal da Saúde, Gerceí Silveira.
O treinamento teórico do sábado estará sob a responsabilidade das enfermeiras Andréa Santos, Mariana Bortolazzo Machado e Glaucia Folgearini, da Vigilância Epidemiológica do Município. No decorrer da semana, os voluntários também farão um treinamento prático, nas salas de vacinas do município. A ideia da Secretaria da Saúde é mesclar, durante a vacinação, equipes com voluntários e vacinadores de carreira da Prefeitura. Também no sábado, na parte da manhã, os vacinadores da Secretaria da Saúde participarão de uma teleconferência para orientações gerais a respeito da vacinação, que deverá seguir a organização semelhante à última vacinação contra a influenza, que já foi realizada dentro de um momento de pandemia.
Estratégia da vacinação no município
Conforme a diretora da Secretaria Municipal da Saúde, Denise Caspani, não é possível adiantar quantas doses serão recebidas pelo município e nem quais serão os grupos prioritários que receberão a vacina nesta primeira fase. "Estas são decisões do Ministério da Saúde que estão dentro do Plano Nacional de Imunização. Acreditamos que os primeiros a serem vacinados serão os idosos residentes em casas geriátricas e os profissionais de saúde que estão em contato direto com pacientes positivados para Covid.", explicou a diretora.
A antecipação, com o treinamento dos voluntários e o acerto de detalhes da logística, é a estratégia da Secretaria para que tudo esteja pronto para o momento em que a vacina chegar.
Em Cachoeira, as vacinas da Covid-19 deverão ser aplicadas nas 7 salas de vacinação (US 1, 4 e 14 e ESF 1, 3, 4 e 5) e através das duas equipes volantes nas localidades do interior onde já há atendimento e, de forma itinerante, onde não há o atendimento volante. Além disso, a Secretaria pretende realizar duas vacinações em formato drive thru, uma próxima à Prefeitura e outra próxima à UPA, e usar como ponto fixo o Ginásio Derlizão e outro local na zona norte da cidade, ainda a definir.
O armazenamento das vacinas será feito dentro das câmaras já existentes nas salas e, nas vacinações fora das salas, em caixas térmicas.
Cachoeira deverá receber doses da AstraZeneca/Oxford e da CoronaVac, produzida pelo Butantan em parceria com a Sinovac.
Reunião com prefeitos
O Ministério da Saúde confirmou o início da vacinação contra a Covid-19 para a próxima quarta-feira, 20/1, às 10h, de forma simultânea em todo o país.
A afirmação foi feita pelo ministro Eduardo Pazuello, em reunião virtual com os mandatários dos municípios que integram a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), no final da manhã desta quinta-feira, 14/1.
Conforme o Ministro, a meta é iniciar a imunização, de forma simultânea em todo o país. Por isso, aguarda para domingo, a manifestação da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a liberação de oito milhões de doses já disponíveis no Brasil.
Caso a Anvisa dê sinal verde, o objetivo do MS é enviar para os municípios até terça-feira as doses liberadas e, já no dia seguinte, iniciar a imunização dos grupos prioritários que são profissionais da saúde e idosos institucionalizados, com idade acima dos 60 anos.
Deixe seu comentário