CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Pandemia

Saúde vai capacitar voluntários para vacinação da Covid-19

A Secretaria Municipal da Saúde fará neste sábado, 16/1, uma capacitação para 50 voluntários que atuarão na vacinação contra a Covid-19 em Cachoeira do Sul. A capacitação acontecerá no Hospital da Liga, com uma turma de 25 voluntários às 14h e outra, também de 25, às 16h. Todos os voluntários são alunos do curso de Enfermagem da Ulbra Cachoeira do Sul e do curso técnico em Enfermagem da Escola HCB. Outros 50 voluntários estão inscritos para colaborarem na vacinação e deverão ser capacitados nos próximos dias. "Somos extremamente gratos pela disponibilidade da Ulbra e da Escola HCB em participar com seus alunos desse momento importante", enfatizou o secretário municipal da Saúde, Gerceí Silveira. 

O treinamento teórico do sábado estará sob a responsabilidade das enfermeiras Andréa Santos, Mariana Bortolazzo Machado e Glaucia Folgearini, da Vigilância Epidemiológica do Município. No decorrer da semana, os voluntários também farão um treinamento prático, nas salas de vacinas do município. A ideia da Secretaria da Saúde é mesclar, durante a vacinação, equipes com voluntários e vacinadores de carreira da Prefeitura. Também no sábado, na parte da manhã, os vacinadores da Secretaria da Saúde participarão de uma teleconferência para orientações gerais a respeito da vacinação, que deverá seguir a organização semelhante à última vacinação contra a influenza, que já foi realizada dentro de um momento de pandemia.

Estratégia da vacinação no município 

Conforme a diretora da Secretaria Municipal da Saúde, Denise Caspani, não é possível adiantar quantas doses serão recebidas pelo município e nem quais serão os grupos prioritários que receberão a vacina nesta primeira fase. "Estas são decisões do Ministério da Saúde que estão dentro do Plano Nacional de Imunização. Acreditamos que os primeiros a serem vacinados serão os idosos residentes em casas geriátricas e os profissionais de saúde que estão em contato direto com pacientes positivados para Covid.", explicou a diretora.

A antecipação, com o treinamento dos voluntários e o acerto de detalhes da logística, é a estratégia da Secretaria para que tudo esteja pronto para o momento em que a vacina chegar.

Em Cachoeira, as vacinas da Covid-19 deverão ser aplicadas nas 7 salas de vacinação (US 1, 4 e 14 e ESF 1, 3, 4 e 5) e através das duas equipes volantes nas localidades do interior onde já há atendimento e, de forma itinerante, onde não há o atendimento volante. Além disso, a Secretaria pretende realizar duas vacinações em formato drive thru, uma próxima à Prefeitura e outra próxima à UPA, e usar como ponto fixo o Ginásio Derlizão e outro local na zona norte da cidade, ainda a definir.

O armazenamento das vacinas será feito dentro das câmaras já existentes nas salas e, nas vacinações fora das salas, em caixas térmicas.

Cachoeira deverá receber doses da AstraZeneca/Oxford e da CoronaVac, produzida pelo Butantan em parceria com a Sinovac.

Reunião com prefeitos

O Ministério da Saúde confirmou o início da vacinação contra a Covid-19 para a próxima quarta-feira, 20/1, às 10h, de forma simultânea em todo o país.

A afirmação foi feita pelo ministro Eduardo Pazuello, em reunião virtual com os mandatários dos municípios que integram a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), no final da manhã desta quinta-feira, 14/1.

Conforme o Ministro, a meta é iniciar a imunização, de forma simultânea em todo o país. Por isso, aguarda para domingo, a manifestação da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a liberação de oito milhões de doses já disponíveis no Brasil.

Caso a Anvisa dê sinal verde, o objetivo do MS é enviar para os municípios até terça-feira as doses liberadas e, já no dia seguinte, iniciar a imunização dos grupos prioritários que são profissionais da saúde e idosos institucionalizados, com idade acima dos 60 anos.


Secretaria de Meio Ambiente faz corte de árvores no Centro Anterior

Secretaria de Meio Ambiente faz corte de árvores no Centro

Pesquisador diz que variante brasileira é 'provavelmente' mais contagiosa Próximo

Pesquisador diz que variante brasileira é 'provavelmente' mais contagiosa

Deixe seu comentário