CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Informação contábil

Secretária do Tesouro Nacional deu nota A para Cachoeira

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O objetivo é avaliar a qualidade da informação e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais que o Tesouro Nacional recebe.

A Secretaria Municipal da Fazenda de Cachoeira do Sul, através do seu setor de contabilidade, recebeu conceito A referente ao ano de 2022, no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi (Ranking Siconfi), pulicado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

O objetivo é avaliar a qualidade da informação e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais que o Tesouro Nacional recebe, por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), de todos os entes federativos, ou seja, da União, dos Estados e dos Municípios brasileiros.

A nota A é dada aos municípios que atingem um desempenho igual ou superior a 95% de acordo com os critérios de avaliação da STN. Essa é a primeira vez que Cachoeira conquista esta nota. Nos anos 2019 a 2021 a nota foi B.

Para garantir esta nota, os entes encaminham a Declaração de Contas Anuais (DCA), Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO), Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e a Matriz de Saldos Contábeis (MSC) para Siconfi. Essas informações são disponibilizadas para acesso público na página do Siconfi. Assim, as informações de todos estados e municípios podem ser acessadas, baixadas e utilizadas para análises, pesquisas acadêmicas, entre outros, tanto pelo Tesouro Nacional quanto pelos diversos usuários dessa informação.

De posse dos dados enviados pelos entes ao Siconfi, o Tesouro Nacional realiza análises para pontuar a qualidade da informação encaminhada. Essas análises são denominadas “Verificações”. Desta forma, as Verificações são análises técnicas que retratam o cumprimento da legislação, das instruções e guias de preenchimento do Siconfi, das regras estabelecidas no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - MCASP e no Manual de Demonstrativos Fiscais – MDF.

Para o cálculo do Ranking Siconfi optou-se por uma metodologia de ranqueamento simplificada, utilizando-se do percentual de acertos dos entes nas Verificações. Ou seja, quanto maior o percentual de acertos que o ente obtiver, melhor será a sua classificação no ranking.

O Secretário Municipal da Fazenda,Claudinho Schlottfeldt, comemorou a conquista, e atribuiu os créditos a sua equipe do setor de contabilidade. “São servidoras excelentes. Dedicadas, competentes e comprometidas com a qualidade, transparência dos dados e cumprimento de prazos. É um setor que trabalha em silêncio, mas tem um papel fundamental na gestão pública”, destacou o titular da pasta.

Ele frisou ainda que a qualidade na escrituração contábil gera mais assertividade na tomada de decisão da gestão pública, demonstra a responsabilidade com a transparência das informações aos munícipes e com o cumprimento de prazos, evita os bloqueios de recursos.

O Indicador da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi (ICF) é uma atribuição de notas para o desempenho dos entes no Ranking Siconfi, conforme o seu desempenho percentual. São 5 níveis que vão da letra Aicf até a letra Eicf, sendo o maior conceito (Aicf) atribuído a entes que tiveram mais do que 95% das informações avaliadas como corretas e o menor (Eicf) àqueles com conformidade abaixo de 65% nos dados avaliados.

Cachoeira recebe o Fogo Simbólico da Semana da Pátria na segunda Anterior

Cachoeira recebe o Fogo Simbólico da Semana da Pátria na segunda

Dnit prevê dois anos de obra na Ponte do Fandango Próximo

Dnit prevê dois anos de obra na Ponte do Fandango

Deixe seu comentário