CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Enchente

Superintendência da Defesa Civil participou de qualificação em Lajeado

A Superintendência da Defesa Civil de Cachoeira do Sul esteve na quarta-feira, 20/9, em um encontro com o Grupo de Apoio a Desastres (Gade), na Universidade do Vale do Taquari (Univates), em Lajeado. O Gade é uma equipe técnica que apoia municípios na ocorrência de desastres e é coordenado pelo Centro Nacional de Monitoramento de Riscos e Desastres (Cenad), da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

O encontro, intermediado pela Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (Crepdec) 3, foi fundamental para orientar os técnicos de Cachoeira do Sul com relação a conduta diante da cheia do Rio Jacuí. Como a cidade já está incluída no Decreto 57.197, que reclassificou o Município para situação de emergência devido à incidência de chuvas intensas entre 2 e 6 de setembro, um dos questionamentos é se a cidade deveria fazer um novo decreto devido a enchente ou complementar as informações junto ao decreto estadual já em vigor.

A orientação do Gade, para este caso, é complementar as informações com laudos atuais e um novo Formulário de Informações do Desastre (FIDE), já que a atual situação se deu em virtude de agravamento das chuvas. Os técnicos também orientaram com relação a projetos de reconstrução e restabelecimento de estruturas e como solicitar auxílios de reconstrução e humanitária. “Ter a orientação técnica correta é um passo importante para que possamos entregar toda a documentação necessária para garantir os recursos que Cachoeira precisa para atender as pessoas atingidas pela enchente e para restabelecer as estruturas atingidas, principalmente as pontes do interior”, explica o superintendente, Edson das Neves Júnior.

Desabrigados são assistidos pela Secretaria de Saúde Anterior

Desabrigados são assistidos pela Secretaria de Saúde

Interior segue com seis pontos sem passagem Próximo

Interior segue com seis pontos sem passagem

Deixe seu comentário