TEAcolhe Macrorregional Vales completa dois anos de atividades
Cerca de 80 profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social, oriundos das 62 cidades da Macrorregião Vales, participaram na quinta-feira, 16/11, do evento promovido no Auditório do Sicredi para comemorar os dois anos de TEAcolhe em Cachoeira do Sul.
A programação técnica incluiu temas como Diagnóstico Diferencial, abordado pela médica psiquiatra infantil, Jandira Acosta, profissional de Santa Cruz do Sul e que atende toda a região do Centro Vales, e a intervenção on-line do moderador da Rede Gaúcha Pró-Autismo, Hugo Braz. A atividade foi marcada pela confraternização das equipes e contou também com momento cultural a cargo da Orquestra do Instituto João Neves da Fontoura.
Outro destaque do encontro foi a expectativa em torno do início das atividades do recém conquistado Centro Regional de Referência (CRR), que através da Associação Municipal de Autismo (AMA), passará a atender portadores do transtorno do espectro autista em grau severo de Cachoeira do Sul e de outros 11 municípios – Arroio do Tigre, Caçapava do Sul, Cerro Branco, Encruzilhada do Sul, Estrela Velha, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Novo Cabrais, Passa Sete, Segredo e Sobradinho.
A estimativa inicial é de que as atividades comecem ainda em dezembro. Com repasse mensal de R$ 30 mil, a entidade garantiu a contratação de cinco profissionais, sendo médico pediatra, psicólogo, educador físico, assistente social e arteterapeuta.
Estiveram representados no encontro, além de profissionais de Cachoeira do Sul, equipes oriundas das cidades de Bom Retiro do Sul, Caçapava do Sul, Canudos do Vale, Cerro Branco, Encantado, Herveiras, Lagoa Bonita do Sul, Nova Bréscia, Porto Alegre, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São José do Herval, São Sepé, Segredo, Sinimbu, Teutônia e Vera Cruz.
O programa
O TEAcolhe é um programa que integra a Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo e, desde a conquista da unidade, o município passou a ser referência no assunto para 62 cidades que compõem o centro macrorregional, onde operam três Centros Regionais de Referência (CRRs) localizados no Vale do Rio Pardo, no Vale da Luz e no Vale das Montanhas e outros dois Centros de Atendimento em Saúde (CASs), atuando em Caçapava do Sul e Bom Retiro do Sul.
Recentemente, já em clima de comemoração pelos dois anos de trabalho, a Macrorregional Vales conquistou mais um centro de referência em autismo, agora para atendimento de pacientes em Cachoeira do Sul, através da Associação Municipal dos Autistas (AMA).
Cabem a esses centros (CRRs ou CASs) os atendimentos e acompanhamentos diretos às pessoas com autismo, nos casos graves, severos e refratários da região de saúde de referência. O Centro Vales sediado no município atua na qualificação técnica dos profissionais que integram a rede, na horizontalização do atendimento multiprofissional integrado, além de buscar a sensibilização da sociedade quanto a inclusão da pessoa com autismo e sua família, tanto intra quanto intersetorial das áreas prioritárias de assistência social, educação e saúde. A macrorregional, portanto, vai focar sua ação no planejamento, com formações continuadas para equipes de monitores, capacitação e formação para os públicos da educação; para professores da educação infantil, creches e pré-escolas, bem como formação para os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Na área da saúde, a Macrorregional atuou em Cachoeira do Sul na capacitação de todas as unidades básicas e das equipes que atuam no atendimento especializado como CAPS I, Ambulatório Vida e Assistência Social. Também promoveu formações para órgãos como SAMU, Brigada Militar e formações online para todos os profissionais da Macrorregião.
Deixe seu comentário