CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Granizo

Temporal causa estragos em Cachoeira

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A Zona Norte de Cachoeira do Sul foi atingida por um vendaval e por chuva de granizo por volta das 17h de segunda-feira, 12/12. O temporal atingiu uma faixa da zona norte, no perímetro urbano e rural deixando um rastro de destruição e prejuízos. No perímetro urbano foram afetados os bairros Noêmia, Volta da Charqueada, Promorar, Marina, Quinta da Boa Vista e FUNCAP, na Zona Rural as localidades de Passo do Moura e Forqueta.

Segundo a Prefeitura Municipal, os trabalhos das equipes da Defesa Civil se estenderam até o final da noite, registrando 38 atendimentos. Os principais danos foram causados por destelhamento total de quatro residências; destelhamento parcial de 27 residências, e destelhamento causado por queda de árvores ou galhos de cinco imóveis. Foram registrados danos também em duas Escolas Municipais: EMEI Irmão Pedro que teve parte do refeitório destelhado e a EMEF Jeny Figueiredo que teve a biblioteca destelhada.

Foram registradas queda de árvores obstruindo ruas em cinco pontos no perímetro urbano, sendo as retiradas realizadas pelas Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Secretaria de Meio Ambiente já árvores que caíram sobre residências foram retiradas também pelas equipes de respostas e pelo próprios moradores.

Na Região de Forqueta nas proximidades da Ponte de Pedra, a queda de árvores derrubou a rede elétrica sobre a estrada, equipes das concessionárias de Cachoeira do Sul já trabalham no restabelecimento dos serviços.

Conforme atendimentos realizados pela Defesa Civil, sete famílias ficaram desalojadas, sendo acolhidas em casa de familiares ou amigos; a Defesa Civil realizou a entrega de cobertura emergencial, lona plástica para cobertura principalmente de móveis e utensílios no interior da residência, buscando evitar que moradores coloquem lonas seguido ao evento pois o telhado danificado e molhado oferece um grande risco de queda e acidentes, para que a manutenção do telhado seja realizado com tempo seco e firme, com visibilidade e segurança. As casas foram severamente danificadas pois os danos nas coberturas das residências deixando grandes áreas descobertas causaram prejuízos em móveis e utensílios.

Na manhã desta terça-feira, 13/12, de acordo com a avaliação e critérios legais de atendimento da Defesa Civil - renda, maior número de idosos, crianças e pessoas com deficiência - foi iniciada a entrega de material para cobertura de residências. Foram entregues telhas de fibrocimento seis milímetros. A Emater também foi informada de problemas em estruturas rurais na faixa afetada pelo desastre com danos em galpões e estufas.

Durante a semana, a Defesa Civil continuará com a avaliação dos prejuízos causados pelo vendaval e registro do evento no Sistema Integrado de Informações de Desastres. Além de realizar um registro histórico de eventos, para estudos e preparação para enfrentamentos, a ferramenta também serve de referência para seguros em geral.


Domingo terá dois shows gratuitos Anterior

Domingo terá dois shows gratuitos

Mais de 100 atletas participaram da Meia Maratona ACJ Próximo

Mais de 100 atletas participaram da Meia Maratona ACJ

Deixe seu comentário