CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Emprego

Trabalho informal chega a 33% no Rio Grande do Sul

A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) do Rio Grande do Sul divulgou nesta semana a nova edição de Boletim do Trabalho no Estado. Segundo o documento, a taxa de informalidade no mercado de trabalho gaúcho chegou a 33% da população ocupada no primeiro trimestre de 2020, atingindo 1,843 milhão de pessoas.

Na comparação com o quarto trimestre de 2019, houve queda foi de 5,3%, ou seja, 104 mil pessoas que estavam na informalidade ficaram desempregadas ou desistiram de procurar trabalho no período. Quando levado em conta o primeiro trimestre de 2019, a queda geral ainda se mantém, mas menor (-64 mil pessoas). 

O documento tem ênfase nos dados da informalidade e na evolução dos empregos formais por região do Estado e foi elaborado com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua/IBGE) e da Relação Anual de Informações Sociais (Rais). De acordo com os pesquisadores Guilherme Xavier Sobrinho e Raul Bastos, os resultados já mostram os primeiros impactos das restrições impostas pela Covid-19 no Estado. 

Força de trabalho, ocupação, desemprego e rendimentos 

A queda no número de informais no mercado de trabalho não é o único aspecto que se destaca no trimestre no Estado. A Força de Trabalho (FT) do Rio Grande do Sul, que mostra o número de pessoas empregadas ou em busca de emprego, chegou a 6,083 milhões de pessoas, 86 mil a menos do que no quarto trimestre de 2019, a segunda maior queda entre trimestres consecutivos da série da PNAD Contínua, iniciada em 2012. 

O nível de ocupação - que é o percentual de pessoas ocupadas em relação às pessoas em idade de trabalhar - atingiu 58,3% no Estado nos três primeiros meses do ano e também interrompeu a trajetória de recuperação iniciada no terceiro trimestre de 2018. No quarto trimestre de 2019 o percentual atingiu 60%, o que representou uma queda de 149 mil pessoas no contingente de ocupados no Estado. 

Desemprego no Rio Grande do Sul 

O boletim mostra ainda que a taxa de desemprego no Rio Grande do Sul no primeiro trimestre de 2020 representou 8,3% da população economicamente ativa, contra 7,1% do quarto trimestre de 2019 e 8% no primeiro trimestre do ano anterior - no Brasil, a taxa chegou a 12,2% no período. Considerando o mercado formal e o informal, 504 mil pessoas estavam desempregadas no primeiro trimestre do ano. 

Quanto ao rendimento das pessoas ocupadas, o valor médio mensal permaneceu praticamente estável na comparação com o trimestre anterior (R$ 2.517 contra R$ 2.534) .

Confira a íntegra do Boletim do Trabalho 

Assinado contrato para limpeza pública em Cachoeira do Sul Anterior

Assinado contrato para limpeza pública em Cachoeira do Sul

Banrisul doa equipamento à UFRGS que agilizará diagnóstico de covid-19 Próximo

Banrisul doa equipamento à UFRGS que agilizará diagnóstico de covid-19

Deixe seu comentário