CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

SEGURANÇA

UFSM apresenta estudo para aumentar segurança da Rua David Barcelos

A obra de recapeamento asfáltico da Rua David Barcelos levantou questionamentos nos técnicos da Secretaria de Planejamento sobre as formas de garantir mais segurança para quem passa pelo local, seja pedestre, ciclista ou motorista.

Buscando uma solução técnica para isso, o curso de Engenharia e Transporte e Logística da Universidade Federal de Santa Maria, campus Cachoeira do Sul, apresentou um levantamento com as sugestões.  Participaram da apresentação os técnicos da Secretaria de Planejamento, o Secretário de Obras, Ronaldo Trojahn e o coordenador de trânsito, André Carlos.

O estudo feito pelos professores Felipe Caleffi e Brenda Medeiros Pereira apontam que entre 2015 e 2018 foram registrados pelo 35º BPM um total de 18 acidentes com vítimas na Rua David Barcelos. Deste total, a maioria aconteceu em dia de sol e com pista seca. “Como o asfaltamento é o ponto central do projeto para melhoria da via, é fundamental que sejam tratados os principais riscos de ocorrência de acidentes”, explicam os professores, que no estudo apresentaram os problemas que podem ser encontrados e as recomendações para cada um deles.

A equipe técnica da Secretaria de Planejamento vai agora avaliar todos os pontos apresentados no estudo e fazer os orçamentos necessários para os apontamentos que exigem investimentos.

Alguns pontos do estudo:

Excesso de velocidade

Problema: largura da via e falta de sinalização horizontal que favorecem o excesso de velocidade

Recomendação: combinação de ações físicas e visuais para a redução da velocidade da via. Entre elas estão: redução do espaço físico ocioso em interseções, delimitação de faixas de tráfego e estacionamento e instalação de faixas de pedestres em todas as interseções

Baixa visibilidade nas interseções

Problema: a maioria das interseções da Rua David Barcelos apresenta problemas de visibilidade devido à presença de vagas de estacionamento muito na esquina.

Recomendação: verificar a possibilidade de extensão do meio-fio de forma física ou sinalizada junto as interseções.

Falta de sinalização de faixas de tráfego

Problema: a falta de sinalização das faixas cria um ambiente não delimitado para os condutores, criando conflitos quando posicionamento dos veículos na via.

Recomendação: recomenda-se duas faixas de circulação veicular de 3,5m de largura, e adoção de somente uma faixa de estacionamento de 2,7m de largura.

Falta de segurança para a circulação de ciclistas

Problema: a Rua David Barcelos é uma das principais vias da área central para circulação de ciclistas e melhoria da via pode atrair ainda mais ciclistas para o local.

Recomendação: adotar a segregação física do tráfego de ciclistas de acordo com os parâmetros técnicos de volume de tráfego e velocidade. A indicação é a instalação de uma ciclofaixa.

Número de mortes por dengue no Estado aumenta Anterior

Número de mortes por dengue no Estado aumenta

Eleição para Conselheiro Tutelar recebeu 24 inscrições Próximo

Eleição para Conselheiro Tutelar recebeu 24 inscrições

Deixe seu comentário