CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Saúde

UPA conta com mais uma equipe médica de atendimento

Reprodução imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A UPA tem como principal objetivo os atendimentos de urgência e emergência.

O prefeito José Otávio Germano (PP) assinou um aditivo com o Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) para garantir o aumento da equipe que atende na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cachoeira do Sul, administrada pela instituição. O prefeito tomou a decisão após ser alertado sobre o aumento no número de atendimentos diários na unidade.

De acordo com os registros, a média no mês de maio está em 197 atendimentos/dia e chegou ao número máximo na quinta-feira, 18/5, quando foram contabilizados 248 atendimentos em 24 horas. A partir de 1º de junho a equipe vai contar com mais um médico atuando 12 horas por dia, todos os dias, dois enfermeiros e dois técnicos em enfermagem.  O valor aditivado é de R$ 76.364,38 por mês.

“Concordei imediatamente com esse aditivo assim que fui alertado sobre o aumento da procura pela UPA. As pessoas não podem ficar horas aguardando por atendimento. Espero que agora os atendimentos aconteçam de forma mais rápida. Sempre vamos buscar formas para que a população seja acolhida e bem atendida nos serviços públicos de saúde”, frisou o prefeito.

A UPA Cachoeira do Sul é de porte I tipo III, com uma abrangência de 50 a 100 mil habitantes como população referenciada e capacidade de atendimentos de urgência e emergência de 150 pacientes/dia. Devido à sazonalidade, vem aumentando o número de pacientes atendidos todos os dias. Em abril a média ficou em 167 por dia e agora em maio a média está em 197 por dia. Por esse motivo, foi necessário o aumento da equipe médica e de enfermagem para conseguir atender estes pacientes de forma mais eficiente.

De acordo com a enfermeira Paola Concari, coordenadora da UPA, alguns fatos podem levar ao aumento da demanda da UPA. Além da sazonalidade, que já leva a um aumento da demanda anualmente nesta época, a baixa cobertura vacinal do município também está contribuindo para isso, já que a grande maioria das queixas são de problemas respiratórios. Atualmente, de acordo com os indicadores da UPA, observa-se que a maior demanda de atendimento acontece das 10h às 22h.

A UPA tem como principal objetivo os atendimentos de urgência e emergência. De acordo com os indicadores de atendimentos (que seguem o protocolo de Manchester) 72% de pacientes são classificados como verdes e 5% pacientes azuis, o que remete a necessidade de orientações com relação a busca de atendimentos as suas unidades básicas de saúde.

Retomados os atendimentos do Castramóvel Anterior

Retomados os atendimentos do Castramóvel

Deputado Airton Lima soma forças para elevação da comarca Próximo

Deputado Airton Lima soma forças para elevação da comarca

Deixe seu comentário