CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Opcional

Uso de máscaras deixa de ser obrigatório no município

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O uso de máscaras em Cachoeira passou a ser opcional desde esta quinta-feira, 17/3, quando o prefeito José Otávio Germano (PP) assinou o Decreto Municipal 26/2022. O texto autoriza "o uso facultativo de máscara de proteção individual "para a circulação ou permanência em vias públicas ou em espaços ao ar livre, sejam públicos ou privados".

A medida busca adequar a lei municipal ao Decreto Estadual, publicado pelo governo nesta quarta-feira, 16/3, que também desobriga o uso de máscaras ao ar livre em todo o Estado, mas dá autonomia para os municípios decidirem se tiram ou não a obrigatoriedade do uso.

Tanto a nova regra municipal quanto estadual afirma que a utilização de máscara ao ar livre segue recomendada, sem punição em caso de não utilização, a pessoas com maior vulnerabilidade.

Se encaixam nesse grupo: pessoas com sintomas respiratórios ou inespecíficos e nos casos de doenças respiratórias virais, pessoas com condições de saúde que aumentem o risco de complicações ou quadros graves, pessoas não vacinadas ou com a vacinação incompleta e em estabelecimentos de saúde ou locais deste tipo de atuação.

A máscara permanece obrigatória, cobrindo corretamente boca e nariz, em locais fechados.

Na publicação do Decreto Estadual, o Comitê Científico do RS reforçou que não é possível afirmar que o risco de infecção é zero mesmo em lugares ao ar livre, sendo que a decisão pelo não uso das máscaras depende do grau de risco tolerável por cada pessoa.

Pelo País

Pelo menos 16 capitais brasileiras já deixaram de exigir (ou marcaram uma data para abandonar a exigência) o uso de máscaras em espaços abertos.

Dessas, só seis também decidiram abolir a obrigatoriedade em ambientes fechados: São Paulo, Maceió, Florianópolis, Natal, Rio de Janeiro e Brasília. A primeira foi o Rio de Janeiro, em 7 de março.


Passagem aumentará a partir de segunda-feira Anterior

Passagem aumentará a partir de segunda-feira

Aprovado projeto pela valorização de mulheres na segurança pública Próximo

Aprovado projeto pela valorização de mulheres na segurança pública

Deixe seu comentário