CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Influenza

Vacinação contra a gripe atingiu 44% da população-alvo

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Na cidade, o grupo prioritário que mais aderiu à proteção contra a gripe foi o dos idosos.

A Campanha Nacional de Vacinação contra influenza alcançou 44,89% da população-alvo definida pelo Ministério da Saúde em Cachoeira do Sul. Dos 41.666 cachoeirenses que integram o levantamento, 21.438 haviam procurado a imunização contra a gripe até o final desta segunda-feira.  

Na cidade, o grupo prioritário que mais aderiu à proteção contra a gripe foi o dos idosos, com 51,13% dos 19.007 usuários do SUS aguardados nesta faixa etária. Em nota oficial, a Secretaria Estadual da Saúde havia destacado que, embora pessoas de todas as idades sejam suscetíveis ao vírus influenza, alguns grupos são mais vulneráveis a desenvolver complicações em decorrência da doença como gestantes, puérperas, adultos com mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos e indivíduos com comorbidades ou condições clínicas especiais (obesidade, diabetes, imunossupressão, dentre outros). 

A imunização conta influenza segue acontecendo até o fim dos estoques. A rede municipal de saúde está ofertando o imunizante nas EAP Central/INSS e EAP Centro Social Urbano, ESFs Promorar, Carvalho, Barcelos, Tupinambá e Ponche Verde. 

 A vacina trivalente contra o vírus influenza continua sendo a melhor alternativa para evitar formas graves da infecção. Popularmente conhecida como “vacina da gripe”, o imunizante contém anticorpos que estimulam a proteção a três cepas principais: A-H1N1, A-H2N3 e B. Como neste ano a cepa predominante é a H1N1, a mesma que originou a epidemia de gripe em 2009 – o temor é que, com poucas pessoas vacinadas, a tendência seja de altos números de infecções e agravamentos da doença. 

A ampliação da oferta desta vacina teve como objetivo proporcionar à população não contemplada nos grupos de risco a proteção contra a gripe, contribuindo na redução dos atendimentos ambulatoriais, internações e baixa procura desta parcela de usuários durante o período de outono e inverno. Ainda em maio, o município registrou o primeiro óbito por Influenza em 2023, de uma paciente do sexo feminino, 83 anos, com comorbidades, não vacinada contra a doença. 

Licenciatura em Matemática da UAB é nota quatro para o MEC Anterior

Licenciatura em Matemática da UAB é nota quatro para o MEC

Limpeza na Trilha do Rio Jacuí acontece amanhã Próximo

Limpeza na Trilha do Rio Jacuí acontece amanhã

Deixe seu comentário