Campanha Nacional
Vacinação contra Influenza e Sarampo iniciam na segunda
Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Iniciará na próxima segunda-feira, 4/4, a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e deverá se estender até o dia 3 de junho. Também na segunda-feira inicia a 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo, a partir da qual 3 580 profissionais da área deverão ser imunizados até dia 2 de maio.
Os imunizantes estarão disponíveis na EAP Central (INSS), EAP Centro Social Urbano (US4), EAP Marina (US14), ESF Promorar, ESF Carvalho, ESF Noêmia, ESF Barcelos, ESF Bairro Tupinambá, ESF Ponche Verde e EAP Alto do Amorim das 7h15min às 11h45min e das 13h às 15h30min. Na Zona Rural, a vacinação acontecerá na ESF Ferreira das 8h às 14h30min, sem fechar ao meio-dia; na ESF Piquiri das 8h às 14h30min também sem fechar ao meio-dia. A Equipe Volante Norte atenderá roteiros pelas localidades do Bosque, Capané e Três Vendas. Já a Equipe Volante Sul atenderá roteiros pelas localidades da Porteira Sete, Irapuá, Cerro dos Peixotos e Palmas.
A iniciativa contra a influenza imunizará inicialmente idosos de 60 anos ou mais e os trabalhadores da saúde, esta etapa irá até 2 de maio. A segunda etapa, que ocorrerá de 3 de maio a 3 de junho, contemplará os demais grupos. Nas crianças, a idade recomendada será de seis meses a menores de cinco anos.
A primeira etapa da imunização contra o Sarampo será voltada para os trabalhadores da saúde, da segunda-feira, 4/4 ao dia 2 de maio. A campanha de seguimento contra o Sarampo para crianças ocorrerá juntamente com a 2ª etapa da vacinação contra influenza: do dia 3 de maio a 3 de junho.
Distribuição de senhas
Uma das formas encontradas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para evitar o acúmulo de filas nos dias iniciais da imunização contra a Influenza, foi iniciar, já nesta sexta-feira, 1/4, a distribuição de senhas para esse tipo específico de serviço. Os usuários do SUS que quiserem garantir a aplicação na data combinada e evitar deslocamentos que excedam a capacidade de atendimento da unidade naquele turno, precisam procurar o posto de saúde mais próximo do endereço residencial. A imunização contra a gripe será desenvolvida também na área rural, mas nestes locais a retirada prévia de senhas não é necessária.
Vacinação para acamados
Foi disponibilizado a partir de quinta-feira, 31/3, um formulário para cadastramento para vacinação de pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção, a chamada vacinação domiciliar. O documento poderá ser preenchido por um familiar, para que a dose da imunização contra a influenza seja aplicada no paciente por um vacinador, sem que seja necessário ele se deslocar até um posto de saúde. O formulário pode ser encontrado no site da Prefeitura, no topo da página com a chamada "Cadastro para vacinação domiciliar contra a Influenza (gripe)".
Deixe seu comentário