CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Em 2021

Brasil registrou média de 178 desaparecidos por dia

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Informações divulgadas no Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que menos da metade das pessoas desaparecidas no Brasil são encontradas. Em 2020, foram registrados 62 913 casos, dos quais 32 244 foram solucionados, e 65 225 com 31 733 mil localizados em 2021. Isso representa uma média de 178 registros de desaparecidos por dia, durante o ano passado. No Rio Grande do Sul, houve 6 381 desaparecimentos registrados e 6 243 pessoas localizadas em 2021. 

O monitoramento é feito com base nas informações fornecidas pelos Boletins de Ocorrência das Polícias Civis dos estados. Em 2021, a taxa de desaparecimentos apresentou crescimento de 3,2%, resultando em 65 225 boletins de ocorrência e 30,7 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. A taxa de registros de desaparecimentos do RS foi calculada em 55,6 a cada 100 mil habitantes, ficando em segundo lugar em relação aos outros Estados, perdendo apenas para o Distrito Federal, que contabiliza 67,2.

"A variação das taxas entre as Unidades da Federação nos faz questionar em que medida estes casos são, de fato, registrados e monitorados pelas autoridades policiais. O dado do Amapá, por exemplo, que registrou apenas 21 boletins de desaparecimento - taxa de 2,4-, sendo o Estado com a maior taxa de mortes violentas intencionais do país, nos fazem crer que a estatística de que dispomos é, provavelmente, subdimensionada", diz o documento.

Nos últimos cinco anos, ao menos 369 737 registros de pessoas desaparecidas foram feitos no Brasil, média de 203 casos diários. Os números não correspondem, no entanto, ao total de pessoas desaparecidas: uma pessoa pode ter mais de um registro de desaparecimento, feito por diferentes familiares, assim como em um boletim de ocorrência pode constar mais de uma pessoa desaparecida.

A entidade explica que os dados foram fornecidos pelas unidades federativas, mas que não foi possível apurar como o registro é realizado: qual o documento de base, como, por exemplo, boletim de ocorrência; se diz respeito a pessoas localizadas vivas ou mortas; se o encontro está ou não vinculado a eventos de desaparecimento previamente reportados; a que ano se refere o desaparecimento eventualmente antes reportado, ou seja, em que ano essa pessoa foi dada como desaparecida.


Projeto busca remover brechas na Lei Maria da Penha Anterior

Projeto busca remover brechas na Lei Maria da Penha

População trans é tema de capacitação aos servidores Próximo

População trans é tema de capacitação aos servidores

Deixe seu comentário