CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

BM e Bombeiros

Parecer possibilita manutenção e prorrogação dos contratos temporários

A Procuradoria-Geral do Estadual (PGE) publicou parecer que viabiliza a manutenção e prorrogação de contratos temporários de militares estaduais. Isso vale para policiais militares e para bombeiros militares. 

O estudo é decorrente do recente julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de Ação Direta de Inconstitucionalidade, ajuizada pela Procuradoria-Geral da República, que declarou a inconstitucionalidade da Lei Estadual 11.991/2003, que criou o programa de militares estaduais temporários.

No documento, a PGE examina a necessidade de dispensa e a possibilidade de renovação de contratos temporários de militares em razão do referido julgamento. A PGE destacou os inúmeros precedentes do STF sobre a necessidade de modulação de efeitos quando a lei declarada inconstitucional estiver vigorando por anos. Nesse sentido, além dos 17 anos de vigência da Lei 11.991/2003, o parecer fez referência à Lei Federal nº 13.954/2019, que trouxe a possibilidade de lei estadual admitir militares temporários - matéria não abordada pela decisão da ADI 3.222.

Por conta disso, ainda pendente a publicação do acórdão e não iniciado o prazo para interposição de embargos de declaração pelo Rio Grande do Sul, a plausibilidade da modulação dos efeitos da declaração de inconstitucionalidade torna possível a manutenção e prorrogação dos contratos temporários de militares estaduais, até que venham a ser substituídos por candidatos aprovados em concurso público para ingresso na graduação de soldado da carreira de militar estadual ou por militares temporários admitidos conforme determinado pelo art. 24-I do Decreto Lei nº 667/69.

O parecer foi publicado pela PGE na sexta-feira, 28/8.


Feriado prolongado teve duas mortes nas rodovias gaúchas Anterior

Feriado prolongado teve duas mortes nas rodovias gaúchas

Nova turma de delegados da Polícia Civil se forma na próxima semana Próximo

Nova turma de delegados da Polícia Civil se forma na próxima semana

Deixe seu comentário