CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Ministério da Justiça

RS é o primeiro estado visitado pelo mapeamento de estratégias

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Um projeto do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) para mapear as principais políticas da área nos Estados e os pontos de atenção nas forças de segurança do país iniciou pelo Rio Grande do Sul. A reunião ocorreu no Palácio Piratini, em Porto Alegre, na manhã desta terça-feira, 5/10.

O projeto "Estratégia em Ação" é conduzido pela Coordenação-Geral de Estratégia em Segurança Pública (CGESP) da Secretária Nacional de Segurança Pública (Senasp) e fará visitas a todas as instituições da área nos 26 Estados e no Distrito Federal, além de órgãos municipais das capitais. A ação visa reunir informações sobre boas práticas realizadas nas unidades federativas, assim como os principais desafios em cada local, de acordo com cada região. O objetivo é traçar, no âmbito do Plano Nacional de Segurança Pública, uma estratégia para aproveitar essas experiências em ações do governo federal, bem como identificar potenciais para aporte de recursos da União.

O projeto "Estratégia e Ação" também busca apresentar diretrizes do Plano Nacional de Segurança que contribuam e integrem os planos estaduais para área. O coordenador-geral da CGESP, coronel Carlos Eduardo Leão de M. Costa, destacou os resultados positivos do Rio Grande do Sul. "O Ministério da Justiça quer levar dos Estados as práticas mais bem-sucedidas e servir como facilitador para melhorar os pontos que mais necessitem. Pudemos ver que o RS está no caminho certo, muito avançado em relação a outros estados", avaliou o coronel.

Na reunião desta manhã, foi apresentado à comitiva o planejamento do programa transversal e estruturante RS Seguro, principal política pública de Segurança do Estado. O governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior, destacou que os três pilares do programa - integração, inteligência e investimento qualificado - são fundamentais para o sucesso obtido, e destacou a redução da taxa de homicídios no RS para o menor patamar da última década.

De acordo com Ranolfo, "a segurança pública é uma prioridade do nosso governo desde o início, tanto é que o RS Seguro foi o primeiro programa de governo a ser lançado, em 2019. A primeira premissa do nosso programa é justamente a integração, sem a qual não é possível pensar uma estratégia de segurança. O projeto do Ministério da Justiça, Estratégia em Ação, que se inicia aqui pelo Rio Grande do Sul, é uma iniciativa importante para integrar e qualificar a segurança do país, com o qual vamos seguir contribuindo junto aos outros Estados, municípios e União".


Brigada Militar inicia plano com Operações Especiais Anterior

Brigada Militar inicia plano com Operações Especiais

Estrutura do prédio da SSP será implodida Próximo

Estrutura do prédio da SSP será implodida

Deixe seu comentário