Tradição
BMW Motorrad celebra os 40 anos do modelo GS
Um conceito de motocicleta tão lendário quanto sofisticado celebra seu 40º aniversário em 2020: os modelos BMW Motorrad GS. No outono de 1980, BMW Motorrad apresentou a R 80 G/S, uma motocicleta que combinou - pela primeira vez - offroad, estrada e uso diário. Graças à sua combinação única, o modelo tornou-se o precursor de uma nova categoria, o das enduro touring, ou supertrails.
Logo em 1981, o então piloto francês Hubert Auriol conquistou o título no prestigiado e desafiador Rally Paris-Dakar. Este foi o primeiro, e apenas um dos muitos sucessos que BMW Motorrad foi capaz de comemorar com uma GS. As características extraordinárias da linha GS - dinâmica de pilotagem, domínio offroad, conforto e robustez - foram continuamente mantidas e desenvolvidas ao longo dos últimos 40 anos, e transferidas com sucesso para outras séries de modelos BMW Motorrad.
A BMW Motorrad R80 G/S (abreviação de Gelände Strasse, que significa campo e estrada, ou uso misto) causou o impacto esperado ao ser apresentada à imprensa mundial em 1980. O modelo trafegava com desenvoltura nas cidades, atingia altas velocidades e superava terrenos difíceis. As vendas da marca dispararam, a motocicleta se tornou um sucesso e o é até os dias atuais, 40 anos depois. Ela carrega consigo o conceito que a marca criou e que hoje é um dos mais desejados e disputados pela indústria.
A R80 G/S de 1980 tinha especificações que impressionam até diante de motos atuais: o motor desenvolvia 50 cv a 6.500 rpm de potência máxima e atingia um pico de torque de 5,7 kgfm a 4.000 giros. Ela atingia 180km/h de velocidade máxima e seu tanque de 20 L permitia uma autonomia que girava em torno de 400 quilômetros. Os freios Brembo a disco de 260mm de diâmetro na frente e 200mm atrás paravam a moto em espaços seguros. O garfo dianteiro oferecia curso de 200mm ante os 170mm na traseira pelo inovador sistema Monolever.
Deixe seu comentário