CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

FIVRS 2021

Festival Internacional de Videodança exibe 45 trabalhos

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A segunda edição do Festival Internacional de Videodança do Rio Grande do Sul (Fivrs) ocorrerá entre os dias 2 a 12 de setembro e terá a apresentação de 45 trabalhos. São 25 produções nacionais provenientes de 10 estados e 20 trabalhos oriundos de 13 diferentes países, selecionados entre um total de 139 inscrições homologadas. A primeira edição, em 2020, exibiu 25 produções de um total de 81 inscritos, de nove países e 10 estados do Brasil. As videodanças selecionadas combinam as linguagens das artes do vídeo e da dança em temáticas livres com duração de um a dez minutos.

A equipe do festival comemora o crescimento no número de inscrições e a expansão geográfica de sua abrangência. E as diretoras, Carmen Hoffmann e Rosângela Fachel, destacam a diversidade das videodanças recebidas, "que apresentam um amplo espectro de abordagens e de perspectivas poéticas, estéticas, culturais, identitárias e políticas, compondo um potente panorama nacional e internacional da linguagem da videodança na contemporaneidade, que, como não poderia deixar de ser, é atravessado pelo impacto da pandemia da covid-19 e por suas implicações tanto no âmbito individual quanto coletivo".

Os trabalhos internacionais vêm de África do Sul, Argentina, Bielorrúsia, Chile, Colômbia, Espanha, EUA, Inglaterra, Itália, Malásia, México, Porto Rico e Portugal. Os nacionais são de Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A realização do FIVRS é da Universidade Federal de Pelotas (Programa de Pós-graduação Mestrado em Artes Visuais - PPGAVI, e Curso de Dança ) e da Fundação Ecarta. A exibição ocorrerá de maneira híbrida, virtualmente no site e no canal YouTube do FIVRS e de maneira presencial na Galeria Ecarta, de Pelotas.

Comissão avaliadora

A seleção ficou a cargo da comissão avaliadora convidada, composta por cinco integrantes, sendo dois brasileiros e três estrangeiros.

Ana Sedeño Valdellós (Espanha), criadora audiovisual e professora da Universidad de Malaga, Espanha;

Denise Matta (Brasil), diretora da IMARP - Mostra Internacional de Dança - Imagens em Movimento - Videodança, na cidade de Ribeirão Preto/SP/Brasil;

Leonel Brum (Brasil), professor e coordenador dos cursos de dança do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará - ICA/UFC e coordenador do Midiadança: laboratório de dança e multimídia;

Jose Alirio Peña (Venezuela/Argentina), diretor do CINEVERSATIL - Festival Internacional de Cortometrajes sobre Diversidade, Argentina, e do Festival Internacional de Cine y Vídeo Verde de Venezuela - FESTIVERD;

Wanda López Trelles (Argentina), cofundadora e codiretora do Proyecto Corporalidad Expandida.


Apresentação da Orquestra de Santa Maria encerra da 52ª Semana de Cachoeira Anterior

Apresentação da Orquestra de Santa Maria encerra da 52ª Semana de Cachoeira

Rock in Rio: datas, atrações, onde é e tudo que você precisa saber Próximo

Rock in Rio: datas, atrações, onde é e tudo que você precisa saber

Deixe seu comentário