CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Federarroz

Indenização por excesso de calor na lavoura é possível

Pixabay imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande Do Sul (Federarroz) emitiu nota, visando a orientação dos produtores, sobre a possibilidade de incidência de indenização securitária por conta das altas temperaturas que afetaram as lavouras de arroz ao longo da safra 2021/2022.

A nota é resultado de um estudo realizado pela instituição, em especial sua assessoria jurídica, comandada pelo advogado Anderson Belloli, após consulta apresentada a entidade.

De acordo com a Federarroz, após "análise de apólices de seguro de alguns produtores, se conclui pela possibilidade, em tese, do dever de indenizar por parte das seguradoras". Conforme o documento, a conclusão decorre do fato de que, conforme material técnico consultado, tem-se que a exposição do cereal a temperaturas acima de 35 graus, no florescimento do arroz irrigado, desidratam o grão de pólen, aumentando a esterilidade, de modo a prejudicar a produtividade das lavouras gerando, assim, o direito dos produtores à indenização. É preciso, naturalmente, que estejam preenchidos requisitos contratuais e legais vigentes, sem prejuízo da aferição dos prejuízos que, por questões técnicas, somente podem ser aferidos quando da colheita do grão.

Seguro rural atinge recorde de mais de 217 mil apólices contratadas em 2021 Anterior

Seguro rural atinge recorde de mais de 217 mil apólices contratadas em 2021

Custo da produção iniciou o ano com queda Próximo

Custo da produção iniciou o ano com queda

Deixe seu comentário