CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Fim da estiagem no RS

Outono será de normalidade, com retorno das precipitações regulares

imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Projeções são volumes próximos ou superiores ao esperado para o período em todas as regiões.

O outono de 2023 começou ontem, 20/3, às 18h25 (horário de Brasília) e termina às 11h58 (horário de Brasília) do dia 21 de junho. A estação apresentará o retorno de precipitações regulares ao Rio Grande do Sul. De acordo com o meteorologista da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Flávio Varone, “o fim do evento La Niña e a consequente condição de neutralidade na atmosfera garantirão ao trimestre abril-maio-junho a normalidade da chuva em todo Estado”. As projeções climáticas indicam regularidade na distribuição da precipitação ao longo dos próximos meses, o que representa volumes próximos ou superiores ao esperado em todas as regiões.

De acordo com Varone, as temperaturas também terão um comportamento dentro da normalidade, onde o ingresso de massas de ar frio vai provocar a diminuição gradativa das temperaturas nos próximos meses, especialmente a partir de maio, o que proporcionará a ocorrência de fenômenos típicos da estação, como nevoeiros e geadas.

Chuva

Abril: Chuva próxima da média na maioria dos municípios, com valores ligeiramente inferiores ao normal nos setores Norte e Noroeste.

Maio: Previsão de chuva dentro da normalidade na maioria das regiões, com valores acima da média na faixa Leste e Zona Sul.

Junho: Chuva próxima da média em todo Estado. No Vale do Uruguai, Missões, Zona Sul e Litoral a tendência é de chuva acima da média na maioria das localidades.

Temperatura Máxima

Abril: Valores abaixo da normalidade em todo Estado.

Maio: Próxima da média em todas as regiões.

Junho: Dentro do padrão normal na maior parte do Estado, com valores ligeiramente mais elevados no Litoral.

Temperatura Mínima

Abril: Valores próximos da normalidade na Metade Leste e inferiores à média histórica nas demais regiões.

Maio: Abaixo da média histórica na maior parte do Estado, com valores próximos da normalidade no setor Leste e Litoral.

Junho: Acima da normal em praticamente todas as regiões.

RS está na delegação oficial do Ministério da Agricultura Anterior

RS está na delegação oficial do Ministério da Agricultura

Região Central colheu 28,46% do arroz plantado Próximo

Região Central colheu 28,46% do arroz plantado

Deixe seu comentário