CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Até 11 de novembro

Agricultura prorroga prazo para entrega da Declaração Anual do Rebanho

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) prorrogou ontem, 26/10, o prazo para produtores rurais entregarem a Declaração Anual de Rebanho. Agora, os criadores têm até 11 de novembro para cumprir com a exigência.

Inicialmente a atualização do inventário animal estava programada para encerrar no dia 31 de outubro. A diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Seapdr, Rosane Collares, explicou que houve uma avaliação técnica para se chegar à decisão sobre a prorrogação do prazo, uma vez que no início do período proposto para as declarações, em junho, ocorreu uma instabilidade no sistema de preenchimentos dos dados. Até o momento a secretaria recebeu mais de 60% das declarações previstas. O estado possui 380 mil propriedades rurais cadastradas.

A partir deste ano, a declaração de rebanho terá informações mais detalhadas sobre a propriedade rural e os sistemas de produção animal, o que torna a declaração mais extensa. A Seapdr ressalta que a declaração é um compromisso que o produtor rural tem junto ao Serviço Veterinário Oficial estabelecido por lei.

Como fazer

Este ano os formulários estão disponíveis no site da secretaria através da aba declaração e podem ser entregues de duas formas. Na primeira, o produtor comparece à Inspetoria ou Escritório de Defesa Agropecuária de referência e informa verbalmente os dados a serem lançados. Com a opção de geração de senha do Produtor Online, ele assina digitalmente a declaração. Na segunda opção, o produtor baixa os formulários no site da Seapdr, preenche e os entrega na IDA ou EDA do seu município.

A expectativa é que, no próximo ano, os produtores possam fazer a declaração online, diretamente pelo Sistema de Defesa Agropecuária (SDA).


Eleita nova direção da Associação Brasileira de Angus Anterior

Eleita nova direção da Associação Brasileira de Angus

Implementação da Nota Fiscal Eletrônica ainda gera dúvidas nos produtores Próximo

Implementação da Nota Fiscal Eletrônica ainda gera dúvidas nos produtores

Deixe seu comentário