CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

PECUÁRIA

Catar revoga restrições à importação de carne bovina brasileira

MAIN

O governo brasileiro recebeu nesta semana o anúncio do fim das restrições à carne bovina brasileira impostas pelo Catar. Recentemente o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) também informou a reabertura dos mercados na Tunísia, na Palestina e na Rússia.

O Catar havia suspendido a importação de carne bovina do Brasil no início de março, após o registro de um caso isolado de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como mal da vaca louca, no estado do Pará.

Exames classificaram o caso como atípico, que ocorre quando o bovino adoece de forma orgânica, muitas vezes devido à idade, e não por contaminação. Dessa forma, o caso não representa risco à saúde pública, tampouco justifica restrições à importação, conforme diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Em 2022, as exportações de carne bovina para o Catar somaram cerca de US$ 36,9 milhões, o equivalente a 6 mil toneladas do produto. No primeiro trimestre de 2023, a corrente de comércio entre o Brasil e o Catar foi de US$ 231,6 milhões; nesse período, as exportações de proteína animal ao Catar corresponderam a aproximadamente 75% do total exportado pelo Brasil. O fim da restrição representa a plena normalização do comércio do produto com o Catar.

Brasil exportou mais, mas receita caiu em maio Anterior

Brasil exportou mais, mas receita caiu em maio

Prazo para Declaração Anual de Rebanho começa amanhã Próximo

Prazo para Declaração Anual de Rebanho começa amanhã

Deixe seu comentário