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Angus Market: conexão para bons negócios

Leticia Szczesny imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Uma ferramenta inovadora que permite ao associado da Angus amplificar seus negócios por meio de novas e potentes conexões. Esse é o conceito que inspirou a criação da Angus Market, plataforma que começou a operar em 2020 no site da Associação Brasileira de Angus. Em um mesmo local, estão reunidas informações para quem quer conhecer mais sobre a raça, comprar e vender animais e produtos ou mesmo contratar serviços. Projeto capitaneado pelo diretor de fomento da Angus, Luis Felipe Cassol, a Angus Market veio para ficar. Nesta entrevista, ele explica mais sobre a importância dessa ferramenta que está a serviço de todos os associados.

Como surgiu a ideia de criar essa nova ferramenta no site da Angus?

Luis Felipe Cassol - A diretoria está focada em ajudar a encurtar caminhos na área comercial e a viabilizar uma exposição melhor e maior do nosso associado para o mercado. A ferramenta, disponibilizada no site da Angus, traz informações de todos os associados e produtos vinculados à marca Angus, dados sobre reprodutores, criadores de fêmeas, genética e indústria. Todos os associados, independentemente do produto que comercializam, estão ali, inclusive os serviços dos nossos técnicos. É uma ferramenta ampla e que qualquer um pode utilizar. Um produtor que quiser se aventurar na genética, por exemplo, terá ali todas as informações e contatos de possíveis fornecedores, inclusive os que ficam mais próximo de sua propriedade. Tudo está no mesmo local, de maneira fácil de acessar.

A ferramenta também auxilia no sentido de fortalecimento da marca Angus no país?

Cassol - A Angus está presente em todo o território nacional. Talvez não em animais puros, mas touros fazendo cruzamento temos em praticamente todos os estados do país. É interessante porque muitos usuários de genética de fora do país não têm a menor ideia de que existe uma associação de criadores. Muitos acham que a Angus é importada e que não há a raça pura no Brasil. A ferramenta permite popularizar mais as informações e o conhecimento da raça, saber onde estão os criadores, as respectivas regiões e onde se pode conseguir, de uma maneira mais fácil e perto da sua casa, o produto que se deseja.

A iniciativa também auxilia o produtor que está começando ou que tem um porte menor a potencializar os seus negócios?

Cassol - Com certeza. A Angus Market viabiliza e fortalece toda a cadeia produtiva, inclusive o vínculo do nosso associado com a Angus. Esperamos que seja uma maneira de aproximação com aquele criador que trabalha com a Angus, mas não é sócio ainda.

O conceito é gerar mais conexão e negócios?

Cassol - Exato. Estamos lançando um modelo de sócio diferenciado, num universo maior: o Sócio- Produtor. Tudo vem ao encontro de congregar essa cadeia que trabalha com produtos ligados à raça Angus. O segredo é encurtar caminhos: se quero um touro, vou lá na Angus Market e tenho o contato direto do selecionador. Não preciso passar por um intermediário, o que facilita, em todos os aspectos, a geração de negócio e dá rapidez.

Como foi a estreia da ferramenta logo em um ano de pandemia?

Cassol - A ideia de desenvolver essa ferramenta teve início em 2019 e, naquele momento, não tínhamos a menor ideia de que iríamos passar por uma pandemia. Com certeza, a chegada da Covid-19 mudou muito as coisas, especialmente, no que se refere ao mundo virtual de negócios. Até aqueles que tinham um pouco de pessimismo tiveram que perder o receio. A pandemia antecipou em 10 anos as mudanças nos negócios no ambiente virtual. A plataforma é uma realidade e que, com certeza, poderá atender a essa demanda para que todos os associados tenham uma maneira de estar presentes no mundo virtual. Temos uma parte dos associados que é formada por pequenos produtores e que não têm condições de ter uma página na Internet e de se apresentar de uma maneira virtual estruturada. A Associação foi feliz por ter antecipado esse pensamento e ter dado a oportunidade para todos terem condições de estar na plataforma virtual. Além disso, o Angus Market tem a vantagem de estar alocado dentro do site da Associação Brasileira de Angus, que é muito visitado e carrega grande credibilidade.

Quais as vantagens para o pequeno produtor?

Cassol - Para se ter uma ideia, a associação tem atualmente mais de 300 produtores de genética associados. Desse total, a maioria é composta de criadores de pequeno porte e que acabam não tendo uma escala que permita que eles tenham um grande investimento em relação a marketing e mídia e até mesmo leilões particulares. Para se ter um remate particular, é preciso uma escala que se justifique. Então, temos uma grande parcela de associados que pode contar com o apoio da Associação nesse sentido. Esses certamente vão se beneficiar muito. O grande produtor tem um modelo comercial consolidado de anos. Ele já vinha fazendo investimentos. É diferente da realidade do pequeno, que é muito dependente do mercado regional e não consegue expandir para muito longe o seu negócio. Com a Angus Market, a gente populariza todos os produtores, independentemente do porte. O pequeno estará ao lado do médio e do grande. Todos estão expostos juntos.

O que está disponível?

Informações georreferenciadas de onde encontrar produtores de genética, leilões de animais Angus e inspetores técnicos credenciados para dar consultoria ao rebanho. A ferramenta ainda oferece informações sobre os locais de venda de Carne Angus, indústrias parceiras e colaboradores do Programa Carne Angus Certificada. A ferramenta está disponível em https://angus.org.br/angus-market.


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