CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Pesquisa

Famurs aponta que 94% dos prefeitos são contra a volta às aulas

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) divulgou nesta semana, o resultado de pesquisa com 442 prefeitos do Rio Grande do Sul sobre o retorno das aulas presenciais na rede pública e privada. Questionados se as aulas devem voltar conforme o calendário proposto pelo governo do Estado, 418 prefeitos, que representam 94% das respostas, declararam que não concordam com a retomada das aulas presenciais dia 31 de agosto, iniciando pela Educação Infantil.

A pesquisa também aponta que, para 38% dos gestores, o retorno das aulas deve ocorrer apenas a partir da vacina para imunização da covid-19. Outros 33% acreditam que as aulas só devam voltar com a diminuição de casos de coronavírus e 25% somente a partir de 2021.

A maioria dos prefeitos gaúchos também discorda que o retorno deva ser feito pela Educação Infantil. O levantamento aponta que 57% dos prefeitos entendem que o retorno deva iniciar pelo Ensino Superior; 16% pelo Ensino Médio e Técnico; 15% pelos anos finais do Ensino Fundamental; e 3% pelos anos iniciais. Apenas 6% concordam que o retorno das aulas comece pelos alunos de 0 a 5 anos. Os gestores também defendem que a educação pública e a privada devam voltar ao mesmo tempo (86%).

Como justificativa para a rejeição da proposta, os prefeitos elencaram como principais problemas para o retorno das aulas o risco de contaminação de alunos e servidores públicos (92%); o cumprimento dos protocolos de saúde no transporte escolar (53%); falta de professores e a impossibilidade de contratar servidores devido ao período eleitoral (44%); falta de equipamentos de proteção individual, os EPIs (32%); e elevado número de casos de covidd-19 no município (29%).

Reunião com o MP e TCE

A Famurs e os presidentes das associações regionais estiveram reunidos com o governo do Estado, Ministério Público (MP) e Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), por videoconferência na última quarta-feira, 19/8. Na ocasião, foi novamente manifestada a posição contrária da Famurs, deliberada em Assembleia Geral na última terça-feira, 18/8.

Uma das proposições da Federação é que o Estado não transfira a responsabilidade aos gestores municipais sobre a decisão, de forma individual. Caso a decisão fique a cargo do Executivo estadual, os municípios poderão ou não adotar medidas mais restritivas sobre o retorno das aulas. O debate será retomado na semana que vem.


Cadastro de locais para aplicação do Enem Digital termina domingo Anterior

Cadastro de locais para aplicação do Enem Digital termina domingo

Universidade gaúchas integram pesquisa sobre ensino remoto Próximo

Universidade gaúchas integram pesquisa sobre ensino remoto

Deixe seu comentário