Pandemia
Universidade gaúchas integram pesquisa sobre ensino remoto
Flávio Dutra/UFRGS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal de Rio Grande (FURG), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) são quatro das 29 universidades brasileiras participantes da pesquisa interinstitucional "Alfabetização em rede: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia covid-19 e a recepção da Política Nacional de Alfabetização (PNA) pelos docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental".
Os pesquisadores das cinco regiões do país têm o objetivo de investigar como a nova política de alfabetização do Governo Federal, lançada em 2019, e o ensino remoto têm chegado aos professores, compreendendo quais desafios estão sendo enfrentados nesse contexto de pandemia.
Nesta primeira fase da pesquisa, professores atuantes na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental estão convidados a preencher um formulário eletrônico, até o dia 15 de setembro.
O projeto se torna relevante porque analisa os efeitos do ensino remoto e da PNA nas práticas contemporâneas de alfabetização de crianças, por meio da criação de uma base de dados de alcance nacional, promovendo o diálogo e a formação de professores, pesquisadores e estudantes. Até o momento foram coletadas informações de 11 mil professores de todo o Brasil. Participe você também acessando o formulário em https://bit.ly/3kSqaTY.
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