levantamento
Mais de 78% dos brasileiros discordam de educação domiciliar
Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Cerca de 78,5% dos brasileiros discordam de os pais terem o direito de tirar os filhos da escola para ensiná-los em casa - 62,5% totalmente, e 16% em parte. É o que revela uma recente pesquisa realizada pelo Centro de Estudos de Opinião Pública da Universidade Estadual de Campinas (CESOP/Unicamp) sob a coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação (Cenpec), que ouviu 2.090 pessoas a partir de 16 anos em 130 municípios brasileiros.
A pesquisa afirma que a população compreende a escola como um espaço fundamental não apenas para que crianças e adolescentes recebam conteúdos, mas para a socialização, desenvolvimento integral e proteção diante de possíveis situações de violência em casa.
Por outro lado, segundo o Ministério da Educação (MEC), 35 mil famílias praticam a modalidade de ensino domiciliar, conhecida como homeschooling, no Brasil. Ainda considerado ilegal no país por não haver uma legislação que o regule, o ensino domiciliar é uma das pautas para a área da educação encabeçada pelo governo, que quer regulamentá-lo o quanto antes, tornando-o uma opção respaldada por lei.
Um projeto que autoriza e regulamenta a modalidade no país foi aprovado pela Câmara e está atualmente em discussão no Senado, que realiza uma série de seis audiência para o debate da proposta.
Deixe seu comentário