colações de grau
UFSM volta a realizar formaturas presenciais
A Universidade Federal de Santa Maria retomar irá retomar hoje, 4/12, às 19h, a realização de formaturas presenciais na instituição. Na segunda-feira, 29/11, a Pró-reitoria de Graduação da UFSM publicou Instrução Normativa (IN) que regula o retorno / transporte da realização de colações de grau presenciais dos cursos de graduação. O documento foi aprovado pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública / Covid-19.
Conforme explica o pró-reitor de Graduação, professor Jerônimo Tybusch, cabe às coordenações de cursos de graduação da UFSM, neste período de transição (retorno), criado entre a realização de colações de grau solenes na presencialidade física, solenes por webconferência ou de Gabinete . Elas somente ocorrem nas dependências da Universidade, exceto nos campi fora de sede e cursos EaD. A normativa prevê a possibilidade de espaços fechados (auditórios), ao ar livre, ou realização nas dependências do Centro de Convenções.
Colações de grau solenes em espaços fechados (auditórios) ficarão sob a responsabilidade das Unidades de Ensino, seguindo os Planos de Contingência de cada Unidade. Em espaços abertos, a responsabilidade é das Unidades de Ensino e / ou Pró-reitoria de Infraestrutura. No Centro de Convenções, deve estar de acordo com o Plano de Retorno do Centro de Convenções para Colações de grau aprovado pelo COE-E. Em locais externos à UFSM, ocorrerão de acordo com as normas de biossegurança definidas pelos municípios e Governo do Estado.
Como solenidades de colação de grau são categorizadas enquanto, será exigido de toda pessoa participante (organização, autoridades e público) a comprovação do esquema vacinal completo para ingressar no local, cumprindo como determinações da legislação estadual. A IN pode ser acessada no Portal de Documentos da UFSM.
Plano de Retorno do Centro de Convenções
A Pró-reitoria de Extensão, responsável pelo Centro de Convenções, definiu o plano com objetivo de possibilitar o retorno das cerimônias, salvaguardando a vida e a saúde do público, problema o risco de contaminação. O documento traz orientações para a organização dos eventos e os protocolos de biossegurança a serem seguidos
Um dos pontos principais é a limitação de pessoas envolvidas na informação. A lotação máxima será de 400 pessoas na plateia (alta, baixa e mezanino); 70 pessoas no palco, considerando autoridades, formandos, servidores e homenageados; e 30 pessoas para equipe técnica e de organização.
O plano orienta, ainda, sobre a entrada e distribuição do público no local, os procedimentos de higienização, duração do evento e ensaios. Todos os participantes serão cadastrados previamente e fornecerão seus dados de identificação, possibilitando o rastreamento ea notificação em caso de situação alto risco de contaminação. O uso de máscara será obrigatório para maiores de 12 anos durante toda a formatura.
A organização da realização das cerimônias de colação de grau fica a cargo da Pró-Reitoria de Graduação, em parceria com a Coordenadoria de Cultura e Arte da PRE.
Deixe seu comentário