Covid-19
Cachoeira segue com Alerta no Sistema 3As de Monitoramento
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A região de Cachoeira do Sul (R27) permanece em Alerta no Sistema 3As de monitoramento da pandemia. A decisão do Gabinete de Crise - em reunião coordenada pelo vice-governador Ranolfo Vieira Júnior na tarde desta quarta-feira, 30/6 - acatou sugestão do GT Saúde. A R27 está em Alerta desde o dia 18 de maio e está sob Ação desde o dia 20 do mesmo mês.
Esta foi a decisão também para as regiões de Bagé, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Ijuí, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Santa Rosa e Uruguaiana.
Duas das 14 regiões covid que estavam sob Alerta - Santa Cruz do Sul e Santo Ângelo - apresentaram melhora em seu cenário epidemiológico e tiveram o Alerta retirado. Desde a implementação do novo sistema, em maio, ainda não havia ocorrido a retirada de um Alerta.
De acordo com o novo boletim de indicadores da região, que considera os dados dos últimos sete dias, a R27 - formada pelos municípios de Arroio do Tigre, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Cerro Branco, Encruzilhada do Sul, Estrela Velha, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Novo Cabrais, Passa Sete, Segredo e Sobradinho - tem 21.180 casos confirmados da doença. O número de óbitos fechou em 404. Foram 24 vidas perdidas em sete dias.
Em relação a taxa de ocupação de leitos de UTI na região, os números apresentam estabilidade em 115%. A incidência acumulada da doença fechou o período em 10.432,7 por 100 mil habitantes, e a taxa de mortalidade em 199 por 100 mil habitantes. Já o percentual da população que foi vacinada contra a doença (duas doses) é de 17,3%.
Sistema 3As
O Sistema 3As de Monitoramento tem como base a gestão compartilhada entre municípios e Estado. Por isso, o diálogo entre as equipes técnicas dos municípios e do governo é constante. Nas reuniões que já ocorreram, o encaminhamento dado foi de reformulação dos planos de Ação enviados, sempre com apoio técnico do governo do Estado. A partir dessa orientação, o acompanhamento, por parte das equipes do GT Saúde e do GT Protocolos, é diário.
As equipes técnicas do governo do Estado acompanham diariamente a evolução da pandemia de coronavírus nas regiões. Uma vez que o Sistema 3As de Monitoramento é de gestão compartilhada, o diálogo entre as equipes do governo e das regiões e municípios é constante.
Quando os planos de Ação das regiões não estão condizentes com a situação da pandemia ou quando as regiões apresentam piora, o governo do Estado tem chamado prefeitos, associações regionais e membros dos comitês regionais para reuniões específicas. A mais recente foi realizada com a região de Cachoeira do Sul.
Deixe seu comentário