Vacina contra covid
Mais da metade da população vacinável já recebeu a 1ª dose
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Mais de 50% da população com mais de 18 anos no Estado já tomou pelo menos a primeira dose da vacina contra o coronavírus. São mais de 4,5 milhões de pessoas, das quais 1,8 milhão delas já completaram o esquema completo da imunização com a segunda dose ou dose única. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde e contabilizam as doses aplicadas até a segunda-feira, 28/6.
A previsão é que, com os demais envios de doses previstos para os próximos meses, o Estado consiga vacinar todas as pessoas acima dos 18 anos com ao menos uma dose até 20 de setembro.
A especificação da Janssen no esquema vacinal fez com que a SES atualizasse o painel de vacinação em vacina.saude.rs.gov.br. Agora, as vacinas aplicadas são apresentadas como 1ª dose, 2ª dose e dose única. Além disso, as porcentagens de vacinados distingue o número de pessoas que receberam ao menos uma dose (seja ela a 1ª dose ou a dose única) e a proporção da população com esquema vacinal completo (com duas doses ou dose única recebida).
Foram aplicadas 6 300 760 doses. Deste total, 4 498 221 são 1ª dose; 1 793 902 são 2ª dose; e 8 637 são dose única. Confirma a aplicação por idade (tabela).
Calendário
O Governo do Estado anunciou na semana passada a previsão da conclusão da aplicação da primeira dose contra covid-19 em toda população adulta (acima dos 18 anos) até 20 de setembro e que, com isso, todas essas pessoas completem o esquema vacinal de duas doses (ou dose única) até o final do ano.
Gradativamente as idades elegíveis para a vacinação vão sendo ampliadas conforme a chegada de novas doses ao Estado. Essa estratificação pode variar de município para município, conforme as estimativas populacionais. De forma geral, a expectativa da SES é encerrar o mês de junho com todas as pessoas acima dos 50 anos com uma dose recebida ao menos. Até o final de julho ampliar essa marca para todos acima dos 40 anos e até o final de agosto para todos acima dos 28 anos. A última faixa - dos 18 aos 27 anos - tem a previsão de ser vacinada em 1º e 20 de setembro. Em Uruguaiana estão sendo vacinadas pessoas com 40 anos ou mais, sem comorbidades.
Deixe seu comentário