08/05
Foguete chinês fora de controle deve cair na Terra até sábado
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Destroços do foguete chinês Longa Marcha 2, lançado em 29 de abril para colocar em órbita parte da estação espacial do país, devem cair em águas internacionais nos próximos dias, mas com local ainda incerto. A informação foi confirmada pelo Comando Espacial dos Estados Unidos nesta quarta-feira, 5/5, que está utilizando as instalações do Pentágono para monitorar o foguete Long March 5B.
A nave espacial deveria reentrar na atmosfera terrestre e retornar para um posto pré-determinado no oceano, mas está sem controle, circulando a Terra sem rumo e deve cair em local indeterminado até o próximo sábado, 8/5.
A expectativa é de que a maior parte do foguete - que pesa 22 toneladas e é da altura de um prédio de dez andares- queime na atmosfera, mas destroços podem atingir a terra, o que causou preocupação, pois algumas peças grandes da espaçonave podem resistir a esse processo e cair em áreas habitadas. A possível área de impacto corresponde a quase 80% do planeta no momento.
De acordo com especialistas, a queda do foguete é tão imprevisível que pode atingir o sul do Chile ou Wellington, na Nova Zelândia. Ou seja, até o Brasil está na possível área de impacto dos detritos.
Deixe seu comentário