CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Correios

Lançado selo comemorativo aos 200 anos de Anita Garibaldi

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Nesta segunda-feira, 30/8, entrou em circulação a Emissão Conjunta Brasil - Uruguai: Bicentenário do Nascimento de Anita Garibaldi. Conhecida como a "heroína dos dois mundos", Anita (1821-1849) está entre as 20 mulheres mais importantes da história do Brasil. Participou de diversas batalhas, no Brasil e na Itália, ao lado de seu marido Giuseppe Garibaldi. Lutou na Revolução Farroupilha, na Batalha dos Curitibanos e na Batalha de Gianicolo, na Itália.

A arte desta emissão é uma composição de Anita Garibaldi em suas múltiplas facetas: a mulher, a guerreira, a mãe. Há também o desenho de uma rosa, símbolo da homenageada. Foram usadas três cores, que, em conjunto com a cor do papel, representam o Brasil, país de nascimento de Anita, e Itália, que a reconhece e a seu companheiro Giuseppe Garibaldi como heróis responsáveis pela unificação do país.

A técnica usada foi computação gráfica e impressão calcográfica (intaglio).

Com tiragem de 120 mil exemplares e valor unitário de R$ 3,55, os selos estarão disponíveis para venda na loja virtual e nas principais agências dos Correios.

Anita

Nascida Ana Maria de Jesus Ribeiro, em Morrinhos - então município de Laguna, Santa Catarina -, era filha de Bento Ribeiro da Silva, um modesto comerciante local, descendente de família portuguesa vinda dos Açores e de Maria Antônia de Jesus. De origem humilde, combinada com uma boa educação e seguindo os padrões da época, casou-se aos 15 anos com Manuel Duarte de Aguiar. O casamento durou apenas três anos. O marido se alistou no exército imperial e Anita voltou para casa de sua mãe.

Em 1837, já com o desenvolvimento da Revolução Farroupilha, teve a oportunidade de conhecer Giuseppe Garibaldi, um dos principais líderes do movimento que conquistara sua cidade natal. Após a derrota dos farroupilhas, Giuseppe muda-se, com Anita e seu primeiro filho, Menotti, para Montevidéu. No Uruguai, único país da época que aceitava o divórcio e havia reconhecido a República Rio-Grandense, Anita e Giuseppe oficializaram seu casamento e tiveram mais três filhos: Rosita, Teresita e Riccioti.

Garibaldi acabaria se envolvendo nas lutas dos uruguaios contra as forças do ditador argentino Juan Manoel Rosas, tendo criado naquele momento a Legião Italiana, composta por exilados políticos, a qual também o acompanharia no retorno à Itália e nas lutas para unificação daquele país.

Já em Roma, durante perseguições, Anita Garibaldi adoece em Orvieto, próximo à província de Ravenna, acometida por febre tifoide. A heroína não resistiu e faleceu em Mandriole, Itália, no dia 4 de agosto de 1849, grávida de seu quinto filho. Na colina de Gianicolo, em Roma, foi erguido um monumento equestre em sua homenagem, onde foram enterrados seus restos mortais.

Segundo o historiador Fábio Andreas Richter, duzentos anos após seu nascimento, Anita Garibaldi é considerada um símbolo de amor, determinação, bravura e capacidade de luta por ideais, sendo homenageada das mais diversas formas, no Brasil e na Itália. Seu nome também denomina grupos culturais nativistas, coletivos de lutas sociais e feministas. "Lembrar de Anita, de sua vida, suas lutas e ideais também é uma forma de destacar o inconformismo e a busca pela superação das adversidades, qualidades fundamentais ao ser humano para fazer frente aos seus desafios na construção de um mundo melhor", escreveu o pesquisador.

Selos especiais

Anita Garibaldi já estampou dois selos postais. Com a reforma monetária de 1967, o cruzeiro foi substituído pelo cruzeiro novo. Em abril daquele ano, o primeiro selo emitido com tarifa na nova moeda tinha o valor facial de 5 centavos e homenageava Anita Garibaldi, integrando a série "Mulheres Famosas do Brasil". Já em 1971, foi lançado a emissão comemorativa dos 150 anos de nascimento da heroína.


Autorizações para público em competições esportivas Anterior

Autorizações para público em competições esportivas

RS recebe 174,6 mil doses de vacinas hoje Próximo

RS recebe 174,6 mil doses de vacinas hoje

Deixe seu comentário