A Pólio
Mais de 60% das crianças ainda não receberam a vacina
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A previsão de encerramento é para a próxima sexta-feira, 30/10, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite registrou nesta última segunda-feira, 26/10, cobertura vacinal de 48,2% no Rio Grande do Sul. Todas as crianças de até 5 anos precisam atualizar a caderneta de vacinação ou receber uma dose extra. A meta é atingir, ao menos, 95% do público-alvo, estimado em 529.125 crianças no Estado. A campanha iniciou no dia 5 de outubro, e registrou até o fim da tarde de segunda, 257.311 doses da vacina aplicadas.
O esquema vacinal de poliomielite é composto, atualmente, por duas vacinas: a injetável aplicada em três doses aos dois, quatro e seis meses de vida da criança, e a vacina oral aplicada aos 15 meses e aos quatro anos. Nesta campanha, todas as crianças dessa faixa-etária terão a avaliação de sua situação vacinal para poliomielite. As maiores de um ano que estiverem com seus esquemas vacinais em dia receberão uma dose da vacina oral, a chamada dose D, indiscriminada. Para as crianças que estiverem com seus esquemas de vacinação de poliomielite em atraso, haverá a atualização.
Em paralelo, está acontecendo a Campanha de Multivacinação, que, por sua vez, tem o intuito de atualizar a situação vacinal da população até 15 anos de idade, de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. O objetivo é, além de aumentar as coberturas vacinais, diminuir ou controlar a incidência de doenças imunopreveníveis como o tétano, o sarampo e a febre amarela.
Deixe seu comentário