Coronavírus
Nova variante é identificada no RS
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O Laboratório de Microbiologia Molecular da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, detectou uma nova variante do coronavírus. A descoberta foi comunicada nesta segunda-feira, 5/7, através da Rede Corona-Ômica BR do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovações (MCTI). Enquanto os pesquisadores analisam as características das mutações identificadas, a nova variante recebe o nome de PX.
Os pesquisadores analisaram o sequenciamento de 26 genomas do vírus SARS-CoV-2 de amostras coletadas entre final de abril de metade de junho deste ano. O material genético é proveniente de 20 pessoas que cruzaram a fronteira entre Uruguaiana e Paso de Los Libres, sendo que quatro foram entregues pela Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre (SMS) e duas recebidas no próprio laboratório da Feevale.
Segundo o estudo, não foram encontradas características das variantes P.1 e P.2 em nenhum dos genomas analisados. Por causa da metodologia aplicada no estudo, os pesquisadores acreditam que a nova variante está sendo observada em tempo real. No entanto, até agora a variante é emergente, ou seja, ainda não havia sido identificada antes. Sendo assim, não é possível definir o risco de contágio dessa variante.
Deixe seu comentário