Coronavírus
Pesquisadores descobrem gene 'protetor' da Covid
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Foi descoberto por pesquisadores da Newcastle University, do Reino Unido, que um gene é encontrado com mais frequência em indivíduos que tiveram covid-19 de forma assintomática. O Human Leukocyte Antigen (HLA) foi encontrado em algumas pessoas que tinham algum grau de proteção contra casos graves da infecção.
Para os pesquisadores, esta é a primeira evidência clara da resistência genética.
Essa descoberta pode ser a explicação do porquê algumas pessoas pegam covid-19 e não ficam doentes. De acordo com o pesquisador Carlos Echevarria, "isso pode nos levar a desenvolver um teste genético para indicar quem a gente precisa priorizar em futuras campanhas de vacinação" explicou.
O trabalho comparou pessoas da mesma comunidade que não apresentaram sintomas com aqueles que tiveram quadros mais graves da doença e não tem comorbidades. Foram usadas amostras de 49 pacientes que foram hospitalizados com insuficiência respiratória, amostras de um grupo de 69 pessoas assintomáticas.
Todas as pessoas eram trabalhadoras de hospitais que tiveram o teste positivo para anticorpos em exames de rotina, e um grupo controle de um estudo sobre os genes HLA. Todos eles tinham ascendência europeia.
Segundo os pesquisadores, a presença do HLA está correlacionada a localização das pessoas, as que estão no norte e oeste europeu são mais propensas a tê-lo. Isso sugere que descendentes europeus são mais suscetíveis a permanecer assintomáticos, mas, ainda assim, transmitir o vírus às populações mais vulneráveis.
Deixe seu comentário