CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Iniciativa privada

PL de privatização dos Correios é aprovado

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quinta-feira, 5/8, por 286 votos a 173, o projeto de lei de autoria do Palácio do Planalto que permite a privatização dos Correios. A matéria prevê que a iniciativa privada assuma atividades hoje exclusivas da estatal. O texto segue agora análise do Senado Federal.

O governo federal acredita que se os senadores aprovarem a matéria nos próximos meses, será possível realizar o leilão dos Correios já no primeiro semestre de 2022, com a venda de 100% da estatal. A partir disso, a empresa será conhecida como Correios do Brasil.

No entanto, o monopólio postal (cartas e impressos) é assegurado pela Constituição Federal e, por isso, o novo operador da estatal terá de oferecer tais serviços mesmo às cidades pequenas. Para isso, quem arrematar os Correios durante o leilão, terá de operar os serviços postais via contrato de concessão, por no mínimo cinco anos.

Já as tarifas a serem aplicadas pela nova empresa, poderão ser diferenciadas geograficamente, segundo o relatório, deverá ser levado em consideração "o custo do serviço, a renda dos usuários e os indicadores sociais, com o fim de garantir o acesso de qualquer pessoa física ou jurídica, independentemente de sua localização e condição socioeconômica, ao serviço postal universal".


Argentina quer acelerar aplicação de 2ª dose Anterior

Argentina quer acelerar aplicação de 2ª dose

INSS permite que prova de vida seja feita em casa para idosos Próximo

INSS permite que prova de vida seja feita em casa para idosos

Deixe seu comentário