Ponte do Fandango
Prefeitura pede ajuda do Exército para liberar travessia
A Prefeitura Municipal encaminhou um ofício ao Comando Militar do Sul solicitando ao Exército Brasileiro auxílio para operação especial de liberação de tráfego da Ponte do Fandango.
No documento, endereçado ao comandante general Valério Stumpf Trindade, o Executivo solicita que os militares possam acompanhar os agentes de trânsitos do município, dando suporte na orientação aos motoristas e aqueles que transitam na rodovia, ajudando na montagem e desmontagem do material de infraestrutura do município e sinalização do trajeto, sendo que todas as demais operações diretas são de responsabilidade do Poder Público e estarão a cargo dos funcionários municipais, com a autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Conforme informou o procurador-geral Helio Garcia Junior, o Município aguarda um posicionamento do Comando, mas, mesmo sem a destinação dos militares para o apoio à ação, o plano da Prefeitura seguirá para a liberação da Ponte ainda essa semana.
A Prefeitura encaminhou também na sexta-feira, 1/4, ao Dnit, o plano para liberação de caminhões de dois eixos e ônibus e aguarda o retorno do órgão federal para fazer a abertura da ponte.
Na semana passada, o órgão havia liberado o trânsito pela Ponte, desde que o município apresente um plano com medidas de segurança e de controle do tráfego. Segundo a Prefeitura, o maior desafio é encontrar uma forma de reter os veículos que não são permitidos de trafegar na ponte, liberando a passagem apenas aos que estiverem dentro dos parâmetros.
No documento de liberação, assinado pelo engenheiro Hiratan Pinheiro da Silva, superintendente regional do Dnit no RS, ficou registrado que a ultrapassagem do limite de 24 toneladas por veículo sobre a ponte, acarretará risco de ruptura da estrutura.
Deixe seu comentário