CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

De novo

RS fica com todas as regiões em bandeira preta

A divulgação do mapa da 47ª rodada do Distanciamento Controlado, na tarde desta sexta-feira, 26/3, trouxe pela quinta semana consecutiv a as 21 regiões Covid classificadas com a bandeira preta, que indica risco epidemiológico altíssimo, baseado na taxa de ocupação hospitalar e velocidade de propagação do coronavírus.

Mais uma vez foi acionada a salvaguarda implantada na 43ª rodada, que determina que todas as 21 regiões fiquem em bandeira preta. A ferramenta leva em consideração a razão de leitos livres de UTI sobre leitos ocupados por covid em UTI. Quando a razão estiver menor ou igual a 0,35 a nível estadual, a salvaguarda será acionada, e se sobrepõe a todas as outras regras. Mesmo sem este mecanismo, Cachoeira do Sul estaria na bandeira preta. O município atingiu a segunda maior média ponderada no final da rodada, com 2,55. Atrás apenas de Guaíba, com 2,56.

Mais uma vez, este já é o mapa definitivo, sem possibilidade de envio de pedidos de reconsideração, devido à gravidade do cenário. Também segue suspensa a Regra 0-0, a partir da qual municípios sem registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias poderiam adotar protocolos de bandeira vermelha. A cogestão regional, porém, está em vigor, o que permite4 a flexibilização das medidas até o limite da bandeira vermelha quando houver consenso entre todos os municípios que formam a mesma Região Covid.

Entre os indicadores apresentados, o número de óbitos segue registrando aumento, mas mais lentamente (+4). A análise dos dados dos 11 indicadores do modelo de Distanciamento Controlado desta semana mostra relativa estabilidade no total de internados em UTI (-1,8%) e redução nos casos confirmados com em leitos clínicos (-11,5%).

Considerando o aumento de 2,5% no total de leitos de UTI existentes e a diminuição de 1,7% no número de internados, houve pequena redução da razão de leitos de UTI livres para cada ocupado. No entanto, ela não é suficiente para se falar em estabilidade. A pressão sobre o sistema hospitalar permanece e hospitatais em todo o Rio Grande do Sul trabalham com unidades ultrapassando a capacidade de leito.

Pelas salvaguardas regionais, 19 regiões estariam em bandeira preta, com exceção apenas de Pelotas e Bagé ficariam em bandeira vermelha.


Semana teve 13 óbitos e 450 novos casos Anterior

Semana teve 13 óbitos e 450 novos casos

Governo do Estado recorre para retomar cogestão Próximo

Governo do Estado recorre para retomar cogestão

Deixe seu comentário