CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

RT-PCR

Validade dos testes estocados de Covid pode ser ampliada

Nesta semana, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, e o diretor do Departamento de Logística da Pasta, Roberto Ferreira Dias, prestaram esclarecimentos a parlamentares sobre testes RT-PCR cujos prazos de validade cartorial datam entre dezembro deste ano e março de 2021.  

Segundo o secretário, o Ministério recebeu, na quarta-feira, 25/11, devolutiva da fabricante coreana Seegene atestando a extensão, por período adicional de quatro meses, da validade dos testes dos cerca de 7 milhões de kits estocados no Centro de Distribuição da Pasta, em Guarulhos. O relatório da empresa fornecedora deverá ser encaminhado à Anvisa para avaliação técnica sobre a aplicação do prazo estendido aos insumos em caráter de urgência.

Medeiros frisou, na audiência pública, que o Ministério da Saúde acompanha com atenção e cuidados todos os prazos de insumos adquiridos para combate à pandemia. Segundo linha do tempo levada por ele aos deputados, o estudo de estabilidade das amostras para extensão da validade cujo resultado foi enviado na quarta à Pasta foi solicitado ainda em três de novembro, após alerta de que algumas amostras poderiam perder os prazos. O procedimento é padrão para produtos médicos e hospitalares e visa garantir a segurança e a qualidade dos insumos para além da data estipulada pela fabricante, sem prejuízo de eficácia.

Conforme os dados, dos 7.077.900 testes a vencer armazenados, cerca de 2,8 milhões possuem prazo para dezembro deste ano. Os outros dividem-se entre janeiro, fevereiro e março do ano que vem.


Estado e municípios reavaliam situação da pandemia Anterior

Estado e municípios reavaliam situação da pandemia

Governo Federal quer ampliar prevenção à prematuridade Próximo

Governo Federal quer ampliar prevenção à prematuridade

Deixe seu comentário