CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Assassinatos

Brasil teve 130 mortes por dia em 2021

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Segundo dados divulgados nesta terça-feira, 28/6, pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil registrou 47 503 homicídios ao longo do último ano. Isso equivale a 130 mortes por dia. No entanto, o número representa queda na comparação com 2020 e é o menor registrado desde 2011, quando se iniciou a série histórica.

Segundo os especialistas, os números apontam uma estabilização de conflitos entre facções criminosas, que na última década avançaram pelo Norte e Nordeste do País, e a implementação de programas estaduais focalizados em públicos mais jovens.

Os dados divulgados neste ano foram contrapostos aos índices de 102 países, reunidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O Brasil é líder na quantidade absoluta de mortes e está entre os 10 países mais violentos do planeta. 30 cidades brasileiras têm taxas acima de 100 mortes por 100 mil habitantes.

O material do Fórum aponta que os registros de homicídio caíram em todas as regiões do País, exceto na Norte. Nessa parte do Brasil, foram registrados 6 291 assassinatos no último ano, ante 5 758 em 2020. A maior alta foi no Amazonas, onde as mortes subiram de 1 121 para 1 670.

A faixa etária entre dez e 19 anos e de 20 a 29 anos são as que mais influenciam nos indicadores, o que demanda políticas públicas focalizadas. Nesse contexto, ele reforça que programas específicos dos governos estaduais também podem ter influenciado a queda dos homicídios, sobretudo para evitar com que jovens sejam cooptados pelo crime organizado. Um dos exemplos está o RS Mais Seguro, que é realizado no Rio Grande do Sul.

Letalidade policial tem queda

Assim como os homicídios, a letalidade policial também teve queda em números absolutos: foi de 6 413, em 2020, para 6 145, no último ano, uma redução de 4,2%. Ainda assim, a parcela ocupada por óbitos desse tipo, que compreendem as mortes decorrentes de intervenções policiais, teve leve aumento. Foi de 12,7% para 12,9% das mortes violentas intencionais, que incluem ainda casos de homicídios dolosos - quando há intenção de matar-, latrocínios - roubo seguido de morte - e lesões corporais seguidas de morte.


Iniciadas obras do Presídio Central Anterior

Iniciadas obras do Presídio Central

Estupros contra pessoas LGBTQIA+ aumentaram mais de 88% Próximo

Estupros contra pessoas LGBTQIA+ aumentaram mais de 88%

Deixe seu comentário