CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Em um ano

Estupros contra pessoas LGBTQIA+ aumentaram mais de 88%

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgados nesta terça, 28/6, mostram que os registros de estupro de pessoas LGBTQIA+ - compreendidas por lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queer, intersexuais, assexuais e outras orientações ou identidades - aumentaram 88,4% entre 2020 e 2021. Os estupros subiram de 95 para 179 no período de um ano, ou seja, 84 crimes a mais do que no ano anterior.

Outros dois crimes também apresentaram alta nas estatísticas: a lesão corporal intencional aumentou de 1 271 para 1 719, ou seja, 35%. Já o registro de assassinatos de pessoas desse grupo aumentou 7%, passando de 167 para 179. Quando considerados os números absolutos de casos registrados, em 2021 ocorreram 448 agressões, 84 estupros e 12 homicídios a mais do que em 2020.

Além disso, algumas tabelas com as informações levantadas pelo fórum apresentam trechos em branco. Nesses casos, os estados declararam não ter dados ou nem sequer responderam às solicitações dos pesquisadores. O Rio Grande do Sul, assim como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, não apresentaram informações sobre 2020 sobre 2021. A soma desses estados representa cerca de 46% da população brasileira, algo em torno de 98 milhões de habitantes.

Conforme o pesquisador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), Dennis Pacheco, apesar de haver um aumento de registros, não é possível afirmar que houve aumento no número de casos. A alta das notificações pode significar, por exemplo, maior confiança para fazer a denúncia, trazendo à tona violências que antes não chegavam às autoridades. Além disso, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de em enquadrar homofobia na lei dos crimes de racismo pode ter sido um fator de contribuição.

Dia do Orgulho Gay

Nesta terça-feira, foi celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ também conhecido como Dia do Orgulho Gay. O principal objetivo da data é conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária.


Brasil teve 130 mortes por dia em 2021 Anterior

Brasil teve 130 mortes por dia em 2021

Brasil registra 35 mil denúncias de violência contra idosos Próximo

Brasil registra 35 mil denúncias de violência contra idosos

Deixe seu comentário